sábado, 26 de junho de 2010

Mancha de óleo e de confusão




Diante do maior acidente ambiental da história que ocorre no Golfo do México e da falta de resultados do governo americano e da BP (empresa britânica dona da plataforma que explodiu e causou o desastre) em controlar o vazamento, donos de embarcações do sul dos EUA estão se mobilizando para ajudar a limpar o petróleo no mar.
.
Ao longo da semana, uma flotilha de cerca de cem pequenas embarcações se uniu para evitar que o óleo atingisse Orange Beach, no Alabama, uma região cuja economia depende do turismo. A grande preocupação de todos é que o óleo atinja as áreas estuarinas e os pântanos litorâneos, pois as consequências ecológicas poderiam ser dramáticas. Como em certos casos isso já é visto como inevitável, alguns donos de embarcações feitas para navegar em águas rasas estão atuando como voluntários para resgatar animais atingidos e transportá-los rapidamente para os centros de triagem. Estaleiros da Flórida também estão adaptando modelos de embarcações comerciais para que se tornem verdadeiras “ambulâncias flutuantes” para atender aos animais nas próprias áreas impactadas pelo óleo. O cantor americano Jimmy Buffet, “bancou” a construção de algumas dessas embarcações, que foram cedidas a instituições de pesquisa. A primeira já foi entregue à Universidade do Sul do Mississippi.
.
Não bastasse o drama do óleo, a região está sendo assolada também por uma fogueira de vaidades e pelas disputas pelas gordas verbas. As brigas têm dificultado que todos os recursos humanos e materiais disponíveis sejam mobilizados em defesa do meio ambiente. Há uma grande frustração, pois tanto o governo quanto a BP credenciaram apenas duas instituições para agir no salvamento da fauna e bloquearam a atuação dos voluntários e das instituições independentes. Também há dificuldades para aqueles que querem ajudar no recolhimento do óleo.
.
É compreensível que as autoridades queiram manter um controle devido ao risco da atuação nas frentes de trabalho de pessoal despreparado, mas é incrível que isso aconteça no país que prima pela capacidade de planejamento, que se orgulha de ser a terra das oportunidades e que é considerado um exemplo de filantropia e de voluntariado.
...
Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 26 de junho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.