sábado, 19 de junho de 2010

Constelação: Campeonato Europeu da Classe Star


O Campeonato Europeu da Classe Star, disputado em Viareggio, na Itália, terminou no último domingo, contando com uma participação recorde, com 132 barcos, de 26 países. Esses números e a notável qualidade técnica dos velejadores mostram por que a centenária classe Star ainda é considerada a mais competitiva das classes olímpicas.


O Campeonato foi disputado em condições difíceis, com ventos entre fracos e médios e muitas ondas. Diante do grande número de participantes, os organizadores optaram por manter todos os barcos na mesma flotilha e prepararam linhas de largada enormes, com cerca de 0,8 milha de comprimento e com três Comissões de Regatas.


Os campeões foram os alemães Johannes Polgar e Markus Koy. O Brasil terminou com três tripulações entre as 15 primeiras colocações, o que foi abaixo do nosso excelente resultado no Campeonato Mundial realizado em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro, quando tivemos 4 tripulações entre os 10 primeiros. Os brasileiros melhores colocados foram Torben Grael e Marcelo Ferreira (8º), Robert Scheidt e Bruno Prada (9º) e Lars Grael e Ronnie Seifert, que terminaram em 13º lugar. Torben Grael e Robert Scheidt, já em ritmo de treinamento olímpico, inauguraram barcos novos. Outro participante de Niterói também foi motivo de orgulho e comemoração. Trata-se de Samuel Gonçalves, ex-aluno do Projeto Grael, que disputou o campeonato com Luiz André Reis, de Brasília. Tiveram boa atuação, tendo conquistado a 9ª colocação na 5ª regata. Terminaram em 56º lugar, ou seja, no meio da flotilha.


Da coluna "Rumo Náutico", de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 19-06-2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.