segunda-feira, 21 de junho de 2010

Incêndio florestal no Morro dos Cabritos

Fogo nas encostas do Morro dos Cabritos, Lagoa, Rio de Janeiro. Foto de Fernando Quevedo, site do O Globo.


O site do Jornal O Globo publicou nesse domingo as fotos do lamentável incêndio florestal nas encostas do Morro dos Cabritos, na Lagoa, no Rio de Janeiro. Segundo declarações do prefeito Eduardo Paes, o incêndio foi mais um crime causado pela prática de soltar balões.
.
A área era coberta por vegetação composta por um mosaico de Mata Atlântica, área reflorestada e por vegetação rupestre.
.
O fogo é o principal responsável por perda de florestas no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Para combatê-lo, o Estado do Rio de Janeiro adquiriu um avião Airtractor, adquirido em 2001 e que chegou ao Brasil em 2003. O avião tinha fins exclusivos para combate a incêndios. A aeronave ficou mais tempo no hangar e foi raramente utilizada. Há algumas semanas, quando tentava-se finalmente coloca-la em uso, lamentavelmente a aeronave caiu, matando seus dois ocupantes.
.
Na cenas mostradas pela televisão, verificamos que para combater o fogo o helicóptero do Corpo de Bombeiros utilizou água salobra da Lagoa Rodrigo de Freitas, captada em equipamentos do tipo "Bambi", um grande recipiente que fica pendurado ao helicóptero e que pode ser enchido de água e esvaziado sobre as chamas. O problema dessa prática é que o efeito da água salgada sobre a área afetada pelo fogo é quase tão lesiva, ou pior ainda que o fogo. Em encostas da Ilha Grande, onde há alguns anos foi utilizada a água salgada para combater incêndios próximo so Pico do Papagaio, a clareira nunca mais se recuperou.

Um comentário:

  1. CARO,
    EM BUZIOS, ESTADO DO RIO, A QUEIMA DE LIXO PROVOCA TODOS OS INVERNOS, GRAVES FATOS, QUANDO LIGAMOS PARA DENUNCIAR, RARAMENTE CONSEGUIMOS RESULTADOS. a POPULACAO TEM ESSE HABITO TERRIVEL E OS GOVERNANTES NAO TOMAM ATIDUDES CABIVEIS, UM DESLEIXO.
    GRATO PELA OPORTUNIDADE, CARLOS HENRIQUE

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.