sábado, 30 de janeiro de 2010

Grandes veleiros 2010

Bandeira do Brasil hasteada no Cisne Branco.

Começa no domingo, dia 31/01/10, um evento inesquecível para os amantes do mar. O Rio de Janeiro receberá uma flotilha de nove navios a vela, em um espetáculo que devolverá à Baía de Guanabara um cenário que ostentava há séculos atrás. O evento reúne os barcos-escola de países latino-americanos e da Espanha. Estarão no Rio de Janeiro as seguintes embarcações: Cisne Branco (Brasil), Libertad (Argentina), Esmeralda (Chile), Gloria (Colômbia), Guayas (Equador), Elcano (Espanha), Cauahtemoc (México), Capitán Miranda (Uruguai) e Simon Bolívar (Venezuela). Conforme a programação, os navios estarão na Barra da Tijuca (altura da Av. Ayrton Senna) às 10h, Ponta da Joatinga às12h, Leblon (altura da Av. Bartolomeu Mitre), às 13h, Forte de Copacabana, às 13h30, Pontal do Leme, às 14h30, Escola Naval, às 15h e, enfim, no Píer Mauá, às 15h30. De segunda a sábado, as embarcações estarão abertas à visitação pública e gratuita, no Píer Mauá. No domingo, dia 7 de fevereiro, os navios deixarão o cais às 9h e às 11h, quando será dada a largada, em frente à Escola Naval, da Regata Internacional Velas Sudamérica. A competição, que se inicia no Rio de Janeiro, levará os barcos a uma travessia de circunavegação da América do Sul e, após cruzar o Canal do Panamá, os barcos chegarão ao destino final, em Veracruz, no México, entre os dias 23 a 28 de junho. Vale à pena comparecer e prestigiar o evento. Esses barcos, além de belíssimos, simbolizam a tradição das marinhas de seus países. Apesar de muitos terem sido construídos recentemente e contarem com equipamentos modernos, ainda são velejados à moda antiga, com os seus mastros, vergas e velas múltiplas. Ainda hoje, é a bordo desses barcos, que os jovens aspirantes, recém saídos da Escola Naval, fazem a sua viagem inaugural pelos mares do mundo.

Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 30/01/10. A Coluna é publicada aos sábados. www.ofluminense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.