domingo, 3 de janeiro de 2010

Um ano novo, uma nova regata, um novo set...


Eu sempre gostei da época de Ano Novo. Acho que a magia está na sensação de recomeço, de sonhar com as oportunidades que virão. Sempre faço a analogia de um novo ano com a largada de uma nova regata de um campeonato imaginário de vela, ou o começo de um novo set no vôlei, um novo game no tênis, etc. Tenha-se vencido ou perdido a etapa anterior, o recomeço iguala a contagem e as chances de cada um se renovam.
.
Simbolicamente, um ano novo nas nossas vidas também é assim. Como se fosse o legado das regatas ou dos sets anteriores, trazemos conosco para as etapas seguintes a nossa história, os nossos feitos, a nossa cultura e educação. Obviamente, esses são os trunfos que nos ajudarão na jornada que se reinicia. E, como bem sabem as pessoas do mar, uma jornada de sucesso requer um bom Plano de Navegação. É preciso definir metas (os portos de destino), conhecer as condições da viagem, estabelecer rotas, pensar a logística. Também, é preciso ter a consciência que não estamos sós no barco, que, por sorte, contamos com a colaboração de uma tripulação. E a jornada só será um sucesso se toda a tripulação também for vitoriosa. Portanto, é época de se desejar o bem de todos, mas também refletir sobre o nosso papel na construção desse bem coletivo.
.
Manifestamos aqui a nossa esperança nos tempos que chegam, de que saberemos levar o nosso barco triunfante rumo a uma sociedade mais solidária e sustentável. Que bons ventos impulsionem a todos em 2010.


Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 02-01-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.