domingo, 3 de janeiro de 2010

Década do Esporte


Essa será a década do esporte no Rio de Janeiro. Já temos garantido um calendário dos sonhos, com os maiores eventos mundiais. Virão os Jogos Militares Mundiais em 2011, a Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Vários outros eventos esportivos, de menor magnitude, mas de importância internacional também acontecerão. É o caso da vela, que promoverá o Campeonato Mundial da Classe Star, que se inicia no dia 12/01/10. Trata-se da mais disputada modalidade da vela olímpica, que deverá trazer para o Rio de Janeiro cerca de 80 tripulações da elite da vela mundial. Já em fevereiro, a Baía de Guanabara será o palco de um festival de embarcações históricas, os chamados “tall ships”. Veremos vários navios-veleiros, como o Cisne Branco, da Marinha do Brasil, na Baía de Guanabara, lembrando a época em que o nosso porto era um movimentado abrigo para navios a vela.
.
Para conquistar os grandes eventos para o Rio de Janeiro, prometemos muitas obras e melhorias que transformarão a cidade, resolvendo muitos de seus problemas sociais e ambientais. Ganharemos as mais modernas instalações esportivas, obras de infraestrutura da cidade e a Baía de Guanabara terá 80% de sua poluição controlada. Os eventos movimentarão a economia do Rio de forma inédita e darão uma projeção global ao Rio de Janeiro. Quem diria, há pouco tempo, que teríamos o esporte como uma das principais alavancas do nosso desenvolvimento?
.
Mas, como Lars Grael tem alertado repetidamente, mais importante do que termos uma Olimpíada no Brasil, será termos um Brasil olímpico. Com a população saudável, usufruindo do esporte na sua plenitude social, educativa e ambiental, contribuindo para a qualidade de vida da população. Queremos ver campeões surgindo como conseqüência de uma massa de praticantes de esportes e não como o fruto do acaso, que é o fato recorrente de quase todos os talentos individuais que temos tido a felicidade e a sorte de encontrar.
.
Que a Década do Esporte nos direcione nesse caminho.

Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 02-01-10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.