sábado, 9 de janeiro de 2010

Baleias e ambientalistas em apuros


Nesta semana um navio baleeiro japonês abalroou e afundou uma lancha de ambientalistas da ONG Sea Shepherd, que luta para impedir a matança de baleias nos mares do sul. Foi mais uma batalha dos ambientalistas nos gelados mares Antárticos para impedir a matança das baleias por navios japoneses, que usam o cínico argumento que estão fazendo pesquisa científica. Os ambientalistas da Sea Shepherd, que arriscam as suas próprias vidas para salvar a vida das baleias perderam a embarcação, que afundou, e alguns dos que estavam a bordo se feriram. Apesar do ataque, a Sea Shepherd anunciou que os trabalhos de defesa das baleias continuará.


Mas, também nesta semana, fomos confortados por uma boa notícia que veio do Havaí. Ao conduzir uma embarcação dedicada a levar turistas para avistarem as baleias, um guia especializado estranhou o comportamento de uma delas, que se movia com dificuldades. Ao se aproximar e mergulhar para investigar o que ocorria, verificou que a baleia de cerca de 10 metros estava enroscada em uma rede de pesca e ainda tinha preso à cauda um cabo de cerca de 10 metros com uma pequena âncora. Após um dia todo de trabalho, especialistas que foram convocados para salvar o animal conseguiram cortar a rede e libertá-la. Declararam ainda, que acreditam que ela tenha se prendido na rede próximo ao Alasca, portanto a mesma percorreu quase mil quilômetros naquela condição. Apesar de ferida e exausta, os biólogos acreditam que a baleia está fora de perigo.


Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 09/01/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.