sábado, 23 de janeiro de 2010

RJ ultrapassa meta de 10% do território protegido por parques

O INEA acaba de anunciar a criação do Parque Estadual da Costa do Sol, que protegerá remanescentes de ecossistemas de restinga da Região dos Lagos. A grande inovação que o novo parque traz é o fato de ser criado na forma de mosaico, envolvendo 27 fragmentos que, embora próximos, são isolados entre si. Juntas, as áreas somam 5.500 hectares, protegendo regiões dos municípios de Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Cabo Frio. As prefeituras das cidades envolvidas participarão da gestão do parque em consórcio com o INEA. Essa já é uma experiência consolidada na região, uma vez que, através de um consórcio, esses municípios já alcançaram excelentes resultados na recuperação da Lagoa de Araruama. Com o Parque, o RJ ultrapassará a marca de 10% do território protegido e aumentará a proteção dos ecossistemas da faixa litorânea.

Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, Niterói, 23/01/10.

Um comentário:

  1. Maravilha! Estávamos mesmo precisando de algo assim. A melhora da Lagoa de Araruama vem sendo percebida, mas outro dia passei a tarde em Arraial do Cabo e fiquei surpresa com a favelização da cidade. Merece atenção especial neste projeto.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.