terça-feira, 20 de outubro de 2009

Rio 2016 - Lars Grael lança o debate: a Baía de Guanabara será despoluída a tempo?

Baía de Guanabara como a raia olímpica da Rio 2016

Em seu blog (http://www.larsgrael.com.br/), Lars Grael debate a Baia de Guanabara como o cenário das competições de vela dos Jogos Olímpicos de 2016.

Não temos a mesma visão de Lars. Estamos certos que teremos tempo suficiente para cumprir as metas de despoluição da Baía de Guanabara. Isso não significa que a Baía estará totalmente despoluida em 2016, uma vez que algumas áreas da baía são críticas e ainda demandarão muito investimento. Por exemplo, é o caso da região entre a Ilha do Governador e o fundo da Baía (Caxias e Magé). Essa área, onde desembocam os principais rios que drenam para a Guanabara, possui um sério problema de assoreamento, sendo que em grande parte já não há quase coluna dágua. Na maré baixa o lodo do fundo já aflora. Como consequência, essa área apresenta baixa capacidade de circulação das águas, o que reflete na qualidade das águas.

Mas, na porção mais ao Sul da Baía, próximo à Boca da Barra, onde a Baía possui grande capacidade de depuração, e onde as intervenções previstas no projeto Rio 2016, as metas são muito ambiciosas mas alcançaveis.

Portanto, a decisão de realizar as provas de vela da Rio 2016 na Baía de Guanabara foi acertada e a sua realização impõe uma responsabilidade enorme àos organizadores, o que é a garantia que precisamos para que os avanços ambientais acontecerão. Abrir mão disso agora, seria descumprir a promessa do mais importante legado dos Jogos no Rio de Janeiro.

Veja, a seguir, as colaborações de Lars Grael para o debate:


Baía de Guanabara - Desafio para 2016
20/10/2009 17:56:08

Desde a fase de confecção da candidatura olímpica do Rio 2016 que eu sempre alertei que com minha experiência de 6 Olimpíadas (4 como atleta e 2 como Coordenador Técnico) que velejador tem as seguintes prioridades na escolha de uma marina olímpica (nesta ordem):

1) Lugar bom de vento = relativamente constante e com boa intensidade.
2) Água Limpa = sem poluição, boas ondas e espaço livre.
3) Boa Marina = moderna, confortável e próxima da raia.
4) Próximo do Centro das Olimpíadas

A canditatura do Rio 2016 foi pautada na centralização estratégica de todas as modalidades próximas à Vila Olímpica o que para nós da Vela é prioridade 4).

A Raia da Baía de Guanabara é pequena para todas as classes de Vela e o vento muito inconstante = prioridade 1) não atendida.

O uso das raias de fora da Baía de Guanabara seriam necessárias o que compromete ainda mais a prioridade 3).A Marina da Glória teria que passar por profunda transformação em sintonia com FEEMA (agora INEA), IPHAN, IBAMA, Marinha do Brasil, Moradores do Flamengo e Ministério Público o que é ainda um gargalo da prioridade 3).

Agora a questão da qualidade das águas é um desafio hercúleo fundamental na prioridade 2), esta tão importante quanto a prioridade 1).

Todos nós queremos, sonhamos e seríamos beneficiados com a despoluição da Baía de Guanabara. Temos que lutar por isto e não devemos jogar a toalha tão cedo. Se não despoluir agora nestes 7 anos, quando será?

Por outro lado, vejam o trecho do blog da Revista Náutica comentado por Axel Grael sobre um artigo original da oportuna Miriam Leitão:
---

"Miriam Leitão: Especialistas acham impossível limpar baída de Guanabara até 2016
Da redação.

Axel Grael chama a atenção em seu blog para uma coluna escrita por Miriam Leitão no jornal O Globo deste sábado. Nela, Miriam conversou com alguns especialistas que disseram ser possível avançar na despoluição da baía, mas impossível tê-la limpa num período de sete anos.

"O grande problema são as três milhões de pessoas que vivem em condições sub-humanas, sem qualquer tipo de saneamento básico, nos muitos municípios que rodeiam a Baía. Resolver isso num prazo de sete anos é praticamente impossível", diz o professor de engenharia oceânica da Coppe Paulo Cesar Rosman.

E Miriam completa: "De acordo com o Plano de Gestão de Sustentabilidade do Rio 2016, hoje, apenas 32% do esgoto que chega à Baía recebem tratamento. A meta é chegar a 50% no ano que vem, saltando para 80% até o início dos Jogos."

Imaginemos que esta meta seja cumprida integralmente. Ainda assim, os 20% restantes representam o esgoto de 600 mil pessoas sendo despejado na baía sem qualquer tratamento. Isso representa, por exemplo, toda a população de Niterói e ainda toda a população de Nilópolis"
---

SERÁ QUE DÁ? TOMARA!

Seria fazer em 7 anos, muito mais que o Plano de Despoluição da Baía de Guanabara - PDBG não fez em 14!

Pensar em plano B? Não custa e Armação dos Búzios/RJ acaba de sediar o Campeonato Mundial da Juventude da ISAF (International Sailing Federation) em julho deste ano. Cabe lembrar que o evento foi consagrado como o melhor evento de todos os tempos...
Quem conhece Vela, sabe que Buzios é incomparavelmente melhor que o Rio nas prioridades 1) e 2). Precisaria de uma Marina saindo da estaca zero = prioridade 3) e trairia o princípio da centralização da prioridade 4).

Só vou dar alguns exemplos de Olimpíadas aonde a Vela foi realizada em outras cidades, muitas há mais de 500 Km do Centro Olímpico:

México 1968 - Vela em Acapulco
Munique 1972 - Vela em Kiel
Montreal 1976 - Vela em Kingston
Moscou 1980 - Vela em Tallin (outro país hoje em dia)
Los Angeles 1984 - Vela em Long Beach (próximo)
Seul 1988 - Vela em Pusan
Barcelona 1992 - Vela na Vila Olímpica (ate que enfim)
Atlanta 1996 - Vela em Savannah
Sidney 2000 - Vela em Sidney
Atenas 2004 - Vela em Atenas
Pequim 2008 - Vela em Qingdao
Londres 2012 - Vela em Weymouth

O debate é bom. Devemos salvar a Baía de Guanabara, mas com o realismo necessário para que o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas ao Brasil não fique na cloaca suja que hoje infelizmente se encontra a Baía de Guanabara!!!

Lars Grael

2 comentários:

  1. Quanto tempo levou para despoluir a baia de Tóquio? Quanto tempo levou para recuperar o Tâmisa? Devemos lembrar também que temos evolução tecnológica desde então e mais recurso humano e técnico que antigamente. Esta deve ser a última chance da baía... do contrário acho difícil recuperá-la se não houver uma meta com visibilidade tal qual as Olimpíadas de 2016.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. A despoluição é possível e se não for dessa vez...

    Axel

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.