sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Comemorando o Rio Olímpico

Escrevo aqui no calor do resultado, como um amante do esporte, como um emocionado torcedor do Rio de Janeiro e, portanto, peço desculpas pela perspectiva pessoal da minha comemoração aqui na Coluna. Enfim, chegou a notícia tão esperada: o Rio será a sede olímpica dos Jogos de 2016! E podemos nos orgulhar que conseguimos isso ralando muito. Foram três candidaturas, muitos erros e muitos aprendizados para, enfim, conquistar a direito de sediar os Jogos Olímpicos, o maior evento da Terra. Eu tive a sorte de participar, de diferentes formas, da preparação das três candidaturas e sou testemunha do amadurecimento do projeto Rio de Janeiro. O que apresentamos agora em Copenhague tinha realmente qualidade e merecia vencer. E, enquanto esperava angustiado pelo resultado, muita coisa passou na passou na minha cabeça: a decisão foi na Dinamarca, terra de origem do meu avô, Preben Schmidt, um pioneiro do esporte da vela no Brasil. E, como um representante do seu legado, lá estava meu irmão, Torben Grael, recordista mundial de medalhas olímpicas na vela, fazendo parte da delegação brasileira. O número que os votantes teriam que digitar para votar no Rio de Janeiro era 7, número de medalhas olímpicas conquistadas pelos meus irmãos: cinco do Torben e duas do Lars. A porta-voz dos atletas brasileiros era a bela e talentosa velejadora niteroiense e medalhista olímpica em Pequim, Isabel Swan, do Rio Yacht Club. Muitas outras evidências pareciam prenunciar a sorte do Rio de Janeiro.
Como o meu irmão Lars Grael me disse antes que o Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (e ex-velejador olímpico da classe Finn), lesse o resultado final da eleição, já se podia antecipar que a vitória seria carioca, pois Sua Majestade o rei Juan Carlos da Espanha, já não estava no local destinado à delegação madrilenha. E veio o resultado: o Rio teve uma vitória contundente: 66 a 32 votos. Enfim, ganhamos por que era a nossa vez, era a vez de uma olimpíada sul-americana. Mas como disse em entrevista o economista Sérgio Besserman, ganhamos os Jogos também por que temos história esportiva, um mercado promissor e um projeto convincente. Bem, garantir para o Rio os Jogos de 2016 é apenas o começo e, como disse em Copenhague o presidente Lula, o trabalho começa hoje, imediatamente. Mãos a obra Rio, mãos a obra Brasil.
________________
Da Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 03/10/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.