domingo, 11 de outubro de 2009

Um contexto muito especial para o Projeto Grael em Rio Grande

CRAM - Centro de Recuperação de Animais Marinhos

Museu Náutico


Como já me referi aqui no Blog, acabo de visitar a cidade gaúcha de Rio Grande onde fui verificar a possibilidade de aceitar o convite para a implantação de mais uma unidade do Projeto Grael. A visita foi organizada pelo velejador Guilherme Sucena, diretor do Rio Grande Yacht Club e antigo amigo da família Grael. Na visita tive a oportunidade de conhecer o trabalho de uma das mais bem sucedidas iniciativas educativas e sociais relacionadas ao mar. Por trás do belo resultado está o professor Lauro Barcellos, oceanólogo formado em 1981 pela FURB – Fundação Universidade Federal do Rio Grande e com vários cursos de especialização na Alemanha e nos EUA. Cito, a seguir, algumas das suas realizações:

CRAM: Em 1974, ano que iniciou seus estudos de graduação em Oceanologia deu início a um trabalho de resgate de animais feridos que surgiam nas praias sem fim da costa do Rio Grande. Eram focas, lobos e leões marinhos, pingüins, albatrozes, petréis e gaivotas, tartarugas, orcas, golfinhos e toninhas, às vezes animais dos banhados, tais como: flamingos, lontras, capivaras, ratões e várias espécies de aves continentais. Os animais eram encontrados alvejados por tiros, malhados em redes e em pedaços de plásticos, cobertos de óleo, feridos e mutilados por hélices de barcos, fisgados por anzóis, enrolados em fios de nylon, etc. Encontrou apoio inicial do professor Eliézer Rios, fundador e diretor do Museu Oceanográfico da Universidade. Em 1995, com o apoio do veterinário Rodolfo Pinho da Silva e da oceanógrafa Andréa Adornes e com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, construiu ao lado do Museu Oceanográfico, as instalações do CRAM-Centro de Recuperação de Animais Marinhos, considerado a referência nacional no assunto. A experiência de Barcellos e sua equipe foi fundamental na época do acidente da REDUC, que lançou 800 mil litros de óleo na Baía de Guanabara, época em que eu exercia a minha primeira gestão como presidente da FEEMA. Barcellos foi chamado para coordenar os trabalhos de resgate da fauna afetada pela mancha de óleo. Foi nessa ocasião que eu o conheci.


CCMar: Barcellos obteve a permissão para assumir as instalações abandonadas de uma antiga construção abandonada e implantou um projeto educativo e profissionalizante chamado CCMar – Centro de Convívio dos Meninos do Mar. A iniciativa assemelha-se em muito ao trabalho profissionalizante desenvolvido pelo Projeto Grael.


MUSEU NÁUTICO: Em 9 de abril de 2003, Lauro Barcellos inaugurava o Museu Náutico, instalado em um galpão do porto de Rio Grande. Lá, expões barcos que fizeram a história da náutica e da vela no Brasil. Dentre os barcos expostos estão barcos da classe Guanabara, Lightning, Pingüim, Snipe, Sharpie, etc.


PARCERIA COM O PROJETO GRAEL: Em visita a Rio Grande, acertamos que o Projeto Grael colaborará com as iniciativas já existentes e, junto com o Rio Grande Yacht Club, implantará um projeto de iniciação à vela e remo, voltado para o mesmo público atendido pelo CCMar. O Projeto Grael considera a parceria uma grande oportunidade de integrar-se a um conjunto de iniciativas de tão elevada relevância para a náutica social no Brasil. Niterói e Rio Grande poderão oferecer um grande modelo ao país, demonstrando como os barcos e a cultura náutica podem contribuir para o desenvolvimento do país.

Para saber mais sobre o trabalho desenvolvido por Lauro Barcellos e sua equipe em Rio Grande, acesse o site http://www.museu.furg.br/

Um comentário:

  1. MAIS UM GRANDE BORDO RUMO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL,EDUCATIVO E ESPORTIVO PARA NOSSA CIDADE, TENHO A CERTEZA DE QUE EM BREVE, ALÉM DE SE TORNAR UM GIGANTESCO PÓLO NAVAL,INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO A CIDADE DO RIO GRANDE TAMBÉM VAI DAR EXEMPLOS DE CIDADANIA AOS SEUS JOVENS CARENTES COM PROJETOS DE TAMANHA ENVERGADURA COMO ESTE.

    BONS VENTOS PRA RIO GRANDE, AO PROJETO GRAEL,RIO GRANDE YACHT CLUB E CCMAR

    Abraço e Bons Ventos!!!
    Guto Vieira da Fonseca

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.