sábado, 17 de outubro de 2009

Sobre a polêmica das barreiras sonoras nas principais vias do Rio

Barreiras Acústicas na Auto-Estrada Porto Valença, em Portugal.

Barreiras acústicas nas vias expressas do Rio
Gerou polêmica a divulgação pela Prefeitura do Rio da intenção de implantar barreiras acústicas nas principais vias da cidade. Alguns representantes comunitários atacaram a ideia, alegando tratar-se de segregação, da tentativa de “esconder as favelas”, tendo em vista a realização da Copa 2014 e Rio 2016. Alegavam, também, que as barreiras impediriam o direito de ir e vir. Acho que as comunidades devem estar vigilantes em defesa de seus direitos e seus interesses, mas é preciso cuidado para evitar o exagero.

A implantação de barreiras sonoras é uma medida de grande importância ambiental, aliás, já chega com atraso. A medida é uma exigência da licença ambiental da Linha Amarela e a sua instalação em alguns trechos não foi considerada suficiente. A poluição sonora é a campeã em reclamações da população nos centros urbanos e a exposição dos moradores ao ruído intenso dos motores nas rodovias é motivo de vários distúrbios à saúde física e mental. O que parece ser uma novidade é uma obrigação legal e a presença das barreiras sonoras já é comum nos países mais desenvolvidos, já fazendo parte do cenário das rodovias em áreas urbanas.

Nota publicada na Coluna Rumo Náutico, de Axel Grael. Jornal O Fluminense, 17/10/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.