quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Desafio Solar - Projeto Grael vence regata

O "Peixe-Galo", barco do Projeto Grael navega em frente a Parati

"Peixe-Galo", com o piloto Allan Leitão, aluno do Projeto Grael.


Equipe do Projeto Grael, professores e alunos, responsável pelo "Peixe-Galo".


Equipe Peixe Galo do Projeto Grael, conquista a sua primeira vitória no Desafio Solar, em PARATY.
Seguem abaixo alguns comentários sobre a atuação da equipe do barco "Peixe Galo", montado no Projeto Grael. O barco é movido por um motor de popa elétrico alimentado por energia solar, captado por placas fotovoltaicas. O nome Peixe Galo refere-se à comunidade de Jurujuba, Niterói, onde a sede do Projeto Grael está localizada.
O Peixe Galo é patrocinado pla G-Comex e Optima Batteries.
---
"Os alunos do Projeto Grael aceitaram o desafio de construir um catamarã de 6 metros movido a energia solar. Vencendo uma série de obstáculos e apesar de poucos recursos e prazo exíguo, conseguiram terminar o barco a tempo de participar da competição. Seguindo a tradição de esportistas ligados ao mar, subimos ao podium conquistando primeiro lugar na segunda etapa da competição. Essa vitória foi devida ao esforço e superação da equipe formada por jovens com ainda pouca experiência em contrução naval"
Fred Hoffmann, Coordenador do Programa Profissionalizante do Projeto Grael.
---
"O piloto é um garoto bem esperto que está conseguindo usar os seus conhecimentos de vela, como observação de correnteza, ondas e vento para tirar vantagem. Este desafio é uma novidade para todas as 13 equipes participantes e eu não arriscaria dizer quem vai vencer pois é trabalho de equipe e ninguém conhece ainda bem o comportamento do seu barco e a durabilidade dos equipamentos.

Hoje o barco mais caro e sofisticado, o Carcará, todo de carbono e com uma parafernália eletrônica grande, teve pane elétrica e não pode dar a largada. Ficou em manutenção e só volta a competir amanhã. Cosas de la vida !

A equipe do projeto toda está de parabéns pelo esforço e por estar tirando o máximo proveito de uma configuração simples. O Jorge Paname é um cara bom para liderar a equipe e se impõe pelo conhecimento que tem de elétrica".
Ronaldo Fazanelli Migueis, engenheiro naval, colaborador do Projeto Grael e responsável técnico pelo Peixe Galo.





2 comentários:

  1. A equipe do Peixe Galo se sente honrada pelas citações elogiosas, mas deseja deixar claro que se sente ofendida pela auto intitulação do Sr. Ronaldo Fazanelli Migueis como responsável técnico da equipe, pois sua participação foi de mero colaborador como tantos outros não citados até agora.

    Equipe Peixe Galo em rumo a mais um podium!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom !!! Realmente ele é mestre em fazer isto. Adora colher o fruto do trabalho dos outros. É um "pequeno" desvio de carater. Triste é ver que ainda tem gente que cai na labia dele.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.