segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Mais de 26 mil toneladas de materiais são recolhidas de rios, canais e da rede pluvial de Niterói






25/01/2019 – No período do verão é comum o registro de fortes chuvas no fim do dia e, consequentemente, aumenta o risco de alagamento nas vias. No ano passado, o trabalho de limpeza de rios, canais e da rede pluvial da cidade, realizado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), resultou na retirada de mais de 26 mil toneladas de materiais. O trabalho continua este ano em vários pontos de Niterói.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, explica que é retirado muito lixo da rede de águas pluviais e enfatiza a importância do descarte correto de materiais, evitando jogar lixo nas ruas, rios e canais, de forma a contribuir na potencialização deste tipo de serviço.

“Nas limpezas retiramos, principalmente, pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão, podem contribuir para o entupimento dos ralos durante as fortes chuvas. Sem contar os sacos de lixo que são colocados para recolhimento fora do horário da coleta. É fundamental a conscientização da população sobre o descarte correto do lixo”, afirma Dayse, que aproveita para reforçar o pedido para que a população colabore jogando o lixo nos dispositivos apropriados instalados pela cidade.

Para a realização do serviço de limpeza, a Subsecretaria de Rios e Canais da Seconser trabalha dia e noite utilizando, além da limpeza manual, maquinários específicos que otimizam a realização do trabalho. É feita a também a recuperação de caixas de ralo, drenagem, ramais, caixas de areia, poços de visita, canaletas, valas e galerias de águas pluviais, além da limpeza de caixas de contenção de materiais sólidos e barragens de sedimentação e de regularização de vazão, substituições de grelhas e tampões.

Entre os locais que receberam a limpeza no ano passado, estão os rios Maruí (iniciado na Engenhoca), Bomba (Tenente Jardim), Canoas (Badu), Matapaca, Maceió, Vicencia (Fonseca), Caramujo e Icaraí, e os canais de Viçoso Jardim, Leonor da Glória (Largo da Batalha), São José (Fonseca), Rio do Ouro, Mineirinho (Ponto Cem Réis), Cintura (São Lourenço), Bonfim (Fonseca), Teixeira de Freitas (Fonseca), Grota do Surucucu (São Francisco), São Francisco e Horto do Fonseca.

O trabalho da Seconser se complementa à atuação da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), que recolhe mensalmente cerca de 13.334 toneladas de resíduos de coleta domiciliar, 3.167 toneladas de varrição, além de 3.500 toneladas de galhos, lodos e entulhos chegam a acumular 3.500 toneladas.


Fonte: Prefeitura de Niterói





------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Canal de São Francisco recebe ação de limpeza
Niterói intensifica limpeza de bueiros e canais
LIXO EM NITERÓI: Um terço do lixo recolhido na cidade é o jogado no chão
LIXO EM NITERÓI: Cresce o volume de lixo retirado dos rios de Niterói
NITERÓI COMBATE O LIXO NOS RIOS








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.