domingo, 20 de janeiro de 2019

Domingo de Lei Seca em Itaipu



Além de utilizar o bafômetro, a equipe avalia todas as condições de segurança, como documentação, equipamentos obrigatórios e quantidade de passageiros. Foto: Divulgação/André Gomes de Melo/Palácio Guanabara


Abordagem de barcos, lanchas e motos aquáticas é realizada em parceria com a Capitania dos Portos

A Lei Seca realiza neste domingo (20) uma Operação Marítima na Praia de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói, para atuar na prevenção de acidentes marítimos em decorrência da mistura de bebida e direção. Com a parceria da Capitania dos Portos, a primeira ação ocorreu neste sábado, na Lagoa de Marapendi, na Barra da Tijuca e na Urca. Além de Itaipu, outros pontos do Estado do Rio são alvos de operação.

Os agentes de educação da Lei Seca atuam com a equipe de inspeção dentro das embarcações, percorrendo áreas marítimas com grande fluxo turístico. O material educativo é distribuído a condutores, tripulação e passageiros.

Além da atuação no mar, os agentes de educação (cadeirantes) da operação vão atuar nas áreas de embarque e desembarque das marinas em todo o Estado do Rio de Janeiro para reforçar a mensagem da Lei Seca, “Nunca dirija depois de beber.”

O secretário de Governo e Relações Institucionais Gutemberg Fonseca comentou a operação.

“A conscientização evita acidentes e, inclusive, a morte. A ideia é expandir a Lei Seca, pegando todo o litoral e se expandindo pelo interior do Estado. Estamos gratos com essa parceria com a Marinha. A ação acontece no verão porque é a época em que aumentam em 40% os acidentes em geral, não só no mar. Atuaremos nos fins de semana, levando o primórdio da Lei Seca: preservar a vida humana”, explicou o secretário.

A Operação Marítima vai acontecer periodicamente em todo o estado, com o apoio das outras operações da Secretaria de Governo: a Bomba Limpa da Barreira Fiscal e a Segurança Presente. Em caso de alcoolemia do condutor, a Capitania dos Portos fará a autuação.

Segundo levantamento da Capitania dos Portos, de dezembro de 2017 a março de 2018 foram registrados oito acidentes com embarcações no estado.

Além de utilizar o etilômetro, a equipe avalia todas as condições de segurança, como documentação, equipamentos obrigatórios e quantidade de passageiros por embarcação.

Fonte: O Fluminense












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.