terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Plataforma Digital da Engenhoca beneficiou 1.917 jovens e adultos com seus cursos







03/01/2019 – A Plataforma Digital da Engenhoca, inaugurada em abril, teve 1.917 inscrições em cursos, com 1.278 formados em 2018. Construída e mantida pela Prefeitura de Niterói, a Plataforma funciona no Largo de São Jorge, na Engenhoca. O local conta com telecentro (espaço de universalização digital e de acesso à internet), midiateca (sala de jogos interativos e educacionais), estúdio de áudio, cinema comunitário para exposição de filmes, shows e outras atividades educacionais e de entretenimento.

Uma das inovações da Plataforma Digital da Engenhoca é o uso da realidade virtual como instrumento de apoio didático. Para isso, o local conta com quatro equipamentos URV (Unidade de Realidade Virtual), que são usados pelos alunos durante os cursos e em atividades de lazer.

A Plataforma disponibiliza cursos gratuitos de Informática Básica I, Informática Básica I - Processamento de Textos, Introdução à Programação para Jovens, Introdução à Robótica com Lego, Introdução à Rede de Computadores, Desenvolvimento de Jogos: Módulo I, Fotografia e Inglês Básico.

Este mês, a Plataforma vai funcionar normalmente com uma colônia de férias (programada para o final de janeiro) e cursos. Serão oferecidas vagas para Processamento de Texto; Introdução à Planilha; Informática Básica I, II e III; apresentação de slides; oficina de Gibi; e será dada sequência ao segundo módulo de operação básica de Drone e modelagem e Impressora 3D. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou através do site https://eventosecursos.plataformadigital.niteroi.br/

Santa Bárbara – Este ano o bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte, ganhará a terceira Plataforma Urbana Digital de Niterói. Ela funcionará nos mesmos moldes da que funciona na Engenhoca, onde crianças e jovens têm acesso a cursos gratuitos e atividades de lazer. A unidade ficará em um terreno que já pertence ao município, bem em frente à Praça João Saldanha.

O secretário municipal de Governo, Bira Marques, disse que, a exemplo do que aconteceu na Engenhoca, a Plataforma Digital vai requalificar o bairro de Santa Bárbara, dando mais oportunidade aos jovens e opções de lazer. “Muitos jovens de toda a região serão beneficiados e o bairro terá sua importância reconhecida”, disse o secretário.

A subsecretária de Ciência e Tecnologia, Adriana de Lima, quer incluir na programação da nova plataforma cursos voltados para a produção audiovisual. A ideia é formar jovens profissionais para o setor, que deverá ter um grande crescimento na cidade graças a iniciativa da prefeitura de investir parte da verba dos royalties para tornar a cidade um polo de referência na produção audiovisual.

Investimentos na Zona Norte - Nos últimos cinco anos, a Zona Norte recebeu um pacote de investimentos da Prefeitura de Niterói. Entre as iniciativas está a ampliação da rede municipal de ensino da região, que ganhou sete novas unidades de educação. Ao todo, foram abertas mais de mil vagas. Principal área de lazer da Zona Norte, o Horto do Fonseca foi totalmente revitalizado e ganhou um dos maiores skateparks do País. A Prefeitura também duplicou a Rua Benjamin Constant e está reformando o Horto do Barreto. Morro do Holofote, Morro do Bonfim, Bombeiro Américo, Rua Selma e Travessa Jurandir são alguns dos pontos beneficiados com obras de contenção de encostas e urbanização. A emergência do Getulinho, que estava fechada e foi reaberta em janeiro de 2013, já realizou mais de 500 mil procedimentos.


Fonte: Prefeitura de Niterói











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.