sábado, 18 de novembro de 2017

ESFORÇO DE NITERÓI PELA LIMPEZA URBANA: garis são obrigados a usar rapel para limpeza de encostas



COMENTÁRIO AXEL GRAEL:

Em agosto de 2017, a cidade de Niterói foi anunciada como a segunda melhor em serviços de coleta e destinação de lixo no país, de acordo com o Ranking da Limpeza Urbana (Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana - ISLU), publicado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur). Niterói foi superada apenas pela cidade paranaense de Maringá.

A segunda posição nacional reflete o esforço da Prefeitura de Niterói em oferecer o melhor serviço possível aos moradores. Um dos destaques da cidade, é a ampla oferta de serviços de coleta de lixo domiciliar, que alcança todos os bairros, mesmo aqueles de mais difícil acesso.

Veja os horários de coleta em cada bairro, de acordo com o site da CLIN:

Diária noturna a partir de 20:00
Centro, Charitas,Ponta D'areia, São Lourenço, Fátima, Morro do Estado, São Domingos, Ingá, Boa Viagem, Gragoatá, Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brazil, Ilha da Conceição, Jurujuba, Alameda São Boaventura.
Segunda/Quarta/Sexta de 7:00 às 15:00
São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Badu, Cantagalo, Cafubá, Piratininga, Jacaré, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato.
Terça/Quinta/Sábado de 7:00 às 15:00
Barreto, Engenhoca, Santana, Tenente Jardim, Fonseca, Cubango, Viçoso Jardim, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Sapê, Matapaca, Vila Progresso, Rio D'ouro, Várzea das Moças.

O que queremos afirmar é que, mesmo sabendo que estamos longe de ter um serviço perfeito, mas é o segundo melhor do país. Não há justificativa, portanto, para que o lixo seja jogado por alguns moradores em locais impróprios, como vias públicas, encostas, rios etc.

O trabalho dos funcionários da CLIN, que levam a limpeza da cidade até aos locais em que precisam faze-lo arriscando-se de rapel, comprova a dedicação e o esforço da equipe. O problema é que o esforço destes profissionais não é reconhecido por certas pessoas que voltam a jogar lixo no mesmo local.

A Clin também desenvolve campanhas de conscientização nas comunidades para promover a disposição adequada do lixo e o respeito aos horários de coleta de lixo em cada bairro. O problema do lixo também tem sido abordado com insistência nas escolas, nas iniciativas de educação ambiental da Prefeitura, em iniciativas voluntárias de limpeza de praias e nas atividades cotidianas do Projeto Grael.

É importante lembrar que o acúmulo de lixo permite a proliferação de vetores de doenças, como ratos, baratas etc. Também, o lixo é considerado pela Defesa Civil de Niterói como a principal causa de incêndios em vegetação: a prática de queimar o lixo acaba fazendo com que o fogo se alastre para a vegetação, destruindo florestas e áreas protegidas da cidade. O lixo descartado irregularmente também acaba sendo carreado para os rios e, consequentemente para a Baía de Guanabara, com sérios impactos à vida marinha e à qualidade das nossas praias.

Portanto, que a imagem do gari da Clin pendurado em rapel para limpar ajude a reflexão sobre a necessidade de um maior cuidado com a qualidade ambiental da nossa cidade.

Axel Grael





---------------------------------------------------------------


Clin: rapel na limpeza de encostas

Somente em 2017, a equipe já atuou em aproximadamente 100 pontos de encostas, retirando mais de 495 toneladas de lixo. Foto: Leonardo Simplício / Prefeitura de Niterói.



Ação realizada no Bairro de Fátima retirou três toneladas de entulho em apenas dois dias de trabalho

Uma equipe da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), especializada em técnicas de rapel, vem realizando trabalho preventivo nas encostas da cidade. A última ação aconteceu na comunidade Pé Pequeno, no Bairro de Fátima. Em dois dias de trabalho, o grupo removeu mais de três toneladas de entulhos do local. Além dos resíduos habituais, foram encontrados móveis, geladeiras, fogões e eletrodomésticos em geral.

Somente este ano, a equipe já atuou em aproximadamente 100 pontos de encostas, retirando mais de 495 toneladas de lixo. Além da limpeza de resíduos descartados irregularmente nas encostas, os profissionais realizam serviços de capina e roçadeira.

“A limpeza periódica desses locais é importante para evitar, principalmente, que em épocas de chuva, a encosta deslize causando acidentes. Nós atuamos em toda a cidade e os funcionários da Clin, além de realizarem a limpeza, promovem, frequentemente, ações educativas com o intuito de orientar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos e os danos que o despejo irregular causam”, diz o responsável pela equipe, Washington Maia Gouveia.

O rapel foi instituído na Clin como ação preventiva. Considerada de risco, a atividade é feita com segurança pelos garis que, a cada dois anos, recebem uma atualização do curso de rapel oferecido pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura de Niterói. Os materiais usados pela equipe na limpeza das encostas passam por inspeção periódica e os funcionários utilizam todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para a ação.

Fonte: O Fluminense



-----------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Clin realiza campanha de conscientização no Barreto
NITERÓI É A SEGUNDA CIDADE NO RANKING DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL
Os desperdícios por trás do alimento que vai para o lixo
Projeto Grael divulga relatório para contribuir para a solução do lixo flutuante na Baía de Guanabara
Milhares de voluntários na limpeza de rios e praias de Niterói
GESTÃO DE RESÍDUOS EM NITERÓI: Novo CTR funcionará no Morro do Céu 


Projeto Grael e o problema do lixo flutuante

Projeto Grael divulga relatório para contribuir para a solução do lixo flutuante na Baía de Guanabara
Iniciativas do Projeto Grael na prevenção do lixo flutuante da Baía de Guanabara
Iniciativas do Projeto Grael na prevenção do lixo flutuante da Baía de Guanabara
CONFERÊNCIA LIVRE DO LIXO MARINHO NO PROJETO GRAEL.
Associação Brasileira do Lixo Marinho realiza conferência na sede do Projeto Grael
"Lixo flutuante - de onde vem?". Projeto Grael participa de programação do MAC
Poluição da Baía de Guanabara: entrevista da equipe do Projeto Grael repercute na mídia internacional
Projeto Grael foi objeto de matéria no Bom Dia Brasil, da Globo
Equipe do Projeto Grael visita a Grota do Surucucu
Assista matéria sobre as ações ambientais do Projeto Grael exibida pela Rede Brasil
Lixo flutuante na Baía de Guanabara: vídeo sobre iniciativas ambientais do Projeto Grael








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.