domingo, 6 de janeiro de 2019

Casa da Economia Solidária Paul Singer, de NIterói, realiza curso de Introdução à Economia Solidária, com oferta de 200 vagas







O trabalho está presente nas mais diversas dimensões da sociedade contemporânea e o avanço tecnológico não foi capaz de produzir mudanças significativas no que se refere às melhorias das condições de trabalho, pelo contrário, gerou um processo de precarização das relações e o agravamento da situação dos trabalhadores, coma exclusão de uma grande parcela dos mesmos do mercado de trabalho formal. Diante disso, a Economia Solidária surge como uma forma alternativa de organização do trabalho.

Com esse objetivo, a Coordenadoria de Economia Solidária, por meio da Casa Paul Singer, inicia o Ciclo de Formação 2019, para refletir sobre quais os potenciais transformadores da Economia Solidária.

A Casa da Economia Solidária Paul Singer faz parte dos Projetos Estruturantes da Prefeitura de Niterói, o Niterói Que Queremos, e é, atualmente, o primeiro e único Centro Público de Referência em Economia Solidária do Estado Rio de Janeiro. 

A Casa, bem como suas ações, são executadas com recursos próprios do município e por meio do Convênio 831307/2016 celebrado entre o MTb/Senaes e a Prefeitura Municipal de Niterói.

Organização:
Coordenadoria de Economia Solidária de Niterói/ Casa da Economia Solidária Paul Singer/ Fórum de Economia Solidária de Niterói

Modalidade:
Curso de Difusão

Carga Horária: 40 horas

Tipo:
Presencial

Público Alvo:
O curso é voltado prioritariamente para os participantes dos Empreendimentos de Economia Solidária- EES, trabalhadores da gestão, em special aqueles que atuam na pauta de Economia Solidária, membros Fóruns, de Conselhos de Defesa de Direitos, ativistas, alunos e pesquisadores de temas relacionados à pauta e demais interessados, conforme a disponibilidade de vagas.

Objetivo:
O curso tem por objetivo introduzir algumas questões sobre o vasto mundo da Economia Solidária, por meio da reflexão sobre as diversas manifestações da relação entre teoria e prática, pensaremos em como os temas liberdade, trabalho e extensão estão presentes na sociedade contemporânea e como se relacionam com a teoria e a prática da Economia solidária.

Período de Realização:

Abertura do Ciclo de Formação 2019 : dia 21/01/2019 - das 10 às 20 horas, na Faculdade de Economia da UFF, com o I Seminário de Economia Solidária de Niterói: em contextos de crise uma OUTRA economia é possível?

Haverá emissão de certificado de 8 horas
Todos os alunos do curso de Introdução à Economia Solidária, pois contará como carga horária do curso.

Turmas:
1ª turma - 21/01/2019 a 25/01/2019
2ª turma - 28/01/2019 a 1º/02/2019
3ª turma - 04/02/2019 a 08/02/2019
4ª turma - 11/02/2019 a 15/02/2019
5ª turma - 25/02/2019 a 1º/03/2019
6ª turma - 11/03/2019 a 15/03/2019
7ª turma - 18/03/2019 a 22/03/2019
8ª turma - 25/03/2019 a 29/03/2019

Haverá 4 dias de aula por semana, respeitando o Calendário do Circuito Arariboia de Economia Solidária, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
São 8 turmas com 25 alunos.

CURSO GRATUITO, com emissão de certificado de 40 horas ( será fornecido material)

Inscrição
Plenárias do Fórum e Casa da Economia Solidária Paul Singer

Local do Curso:
Casa da Economia Solidária Paul Singer - Av.Ernani do Amaral Peixoto, 901 - Centro - Niterói- RJ
Telefone: 2717-8350
E-mail: coordenaecosol@gmail.com ( para solicitar informações)

Conteúdo programático
Módulo 1
Introdução; Economia Solidária: o que é/Conceito e história

Módulo 2
O que é e como se organiza o movimento social na Economia Solidária/ Fóruns municipais, o que são/As diversas formas de organização coletiva

Módulo 3
O que é uma rede de colaboração e como organizá-la/ Comercialização solidária/ Outras economias

Módulo 4
Associativismo e cooperativismo/Gestão democrática de empreendimentos populares

Módulo 5
Como montar e fazer parte de empreendimentos solidária/ Empreendedorismo cultural/social/ Formação de associações e cooperativas

Módulo 6
Produção ou prestação de serviços?/Arte, gestão e empreendedorismo/ Empresas de autogestão

Módulo 7
Arranjos produtivos locais/ Viabilidade Econômica de Empreendimentos Populares (seu produto ou serviço atende ao mercado?)/Planejamento estratégico (organizar planos de negócio Desenvolvimento territorial solidário e sustentável/ Uma feira pode ser um EES? (organização de feiras e eventos)

Módulo 8
O que é análise de conjuntura/ Enfrentamento à pobreza pelo esforço coletivo no mundo do trabalho/ Desenvolvimento territorial e sustentável

Módulo 9
Controle social/Cidadania/Gestão participativa/ Educação,
Cultura e saber popular
LDO / PPA / LOA/ Ação e mobilização comunitária

Módulo 10
Finanças solidárias/Cooperativas de crédito/Bancos
populares/ Fundos rotativos solidários


Fonte: Prefeitura de Niterói




-----------------------------------------------------------------





A Casa da Economia Solidária Paul Singer de Niterói é um sucesso: já são mais de 850 atendimentos em apenas quatro meses!

Olha que boa notícia: o único Centro Público Municipal de Referência em Economia Solidária do Rio de Janeiro, já registra números expressivos aqui na nossa cidade. Os atendimentos já ultrapassaram a marca de 850, o que representa um ótimo desempenho! 

O local entrou em funcionamento no dia 27 de agosto do ano passado e atende os seguimentos de agricultura familiar, produtores e comerciantes de orgânicos, pescadores artesanais, marisqueiros, maricultores, catadores de material reciclável, Cooperativas de Reciclagem, artesanato, moda, decoração, arte, gastronomia, bebidas artesanais, cultura, literatura, segmentos de serviços, dentre outros. 

Além dos atendimentos, os empreendedores cadastrados, já chegam a 283. Curtiu a novidade e o desempenho do local? Então acesse o link e fique por dentro de todas as informações: https://www.facebook.com/economiasolidaria.niteroirj/.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.