domingo, 20 de janeiro de 2019

SIGEO: “Praia Hoje” traz informações sobre balneabilidade na orla da cidade



Praia de Charitas. Foto Evelen Gouveia. O Fluminense


18/01/2019 – Sob ação do fenômeno do El Niño, o Rio de Janeiro vem passando por um dos verões mais quentes dos últimos anos. Com temperaturas lá em cima, tendência que deve se manter neste fim de semana, as praias têm sido o destino preferido de muitas pessoas. Para atender os banhistas que frequentam a orla de Niterói, está disponível o "Praia Hoje", uma plataforma online que mostra, entre outros, a balneabilidade nas águas da cidade.

Tanto a família que vai à Praia de Itaipu aos domingos, quanto o praticante de canoa havaiana que está na água durante a semana, podem consultar rapidamente, pelo site, a qualidade da água na orla niteroiense. A aplicação também contém a localização de quiosques nas praias, restaurantes e estacionamentos no entorno, além de disponibilizar informações sobre o trânsito em tempo real e a infraestrutura cicloviária.


A imagem pode conter: telefone e texto


O principal objetivo do Praia Hoje é agregar dados que possam ser úteis aos banhistas do município de Niterói. O secretário Executivo, Axel Grael, explica que o mecanismo faz parte do Sigeo, uma grande plataforma que reúne informações georreferenciadas e permite que se produza aplicativos e ferramentas úteis para o dia a dia das pessoas.

“A balneabilidade é uma informação que todo mundo de uma forma ou de outra se relaciona. Então o Praia Hoje, disponibilizado a partir do Sigeo, permite que se saiba a qualidade da água no lugar em que se frequenta ou que pretende frequentar. É importante tanto para o banhista quanto para praticantes de esportes, náuticos, velejadores, remadores, praticantes de canoa havaiana”, defende.

A coordenadora do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga, aponta que o Praia Hoje foi concebido a partir do Projeto Enseada Limpa, que desenvolve ações para melhora na qualidade da água na Enseada de Jurujuba, e o intuito de apresentar os resultados desse trabalho para a população.

"O Enseada Limpa atua desde 2013 no aumento da balneabilidade da Enseada de Jurujuba, com uma variação do percentual de dias próprios para banho de 27,69% em 2013 para 55,98% em 2018. É um resultado considerado bastante expressivo. A aplicação permite que a população tenha acesso a esses resultados de forma prática e organizada", detalha.

O Praia Hoje está disponível no link https://bit.ly/2W08lpH, ou acessando https://geo.niteroi.rj.gov.br/portal/home/ e clicando no quadrante da área específica para balneabilidade, localizado na página principal.


Fonte: Prefeitura de Niterói













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.