terça-feira, 9 de janeiro de 2018

SEGURANÇA: acordo integra dados das forças que atuam em Niterói



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

Desde o início da gestão 2013, uma das prioridades do prefeito Rodrigo Neves à frente da Prefeitura de Niterói foi aportar tecnologia, método e novos procedimentos para a modernização da administração pública em Niterói.

Os resultados dos esforços da Prefeitura tem obtido resultados práticos e o reconhecimento de diversos órgãos técnicos e de análise de políticas públicas, como pode ser visto nos links ao final da presente postagem.

Em 2013, começamos a idealizar no Gabinete da Vice-Prefeitura, o Sistema de Gestão da Informação (Sigeo), uma plataforma que integra todas as informações geográficas da cidade e permite o cruzamento de dados para o suporte das políticas públicas.

O SIGEO encontra-se em fase final de implantação, mas mesmo assim, foi reconhecido, em maio de 2017, como a melhor iniciativa do país em geoprocessamento no país.

Como mostra a matéria abaixo, o SIGEO está ajudando a subsidiar com informações estratégicas os órgãos que atuam na área de segurança em Niterói, de forma a aprimorar a inteligência no combate à criminalidade.

É Niterói atuando de forma cada vez mais integrada e tecnologicamente atualizada, para melhorar os serviços que presta à população da cidade.

Vamos em frente!

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói





--------------------------------------------------------------



Segurança: acordo integra dados das forças que atuam em Niterói

A reunião foi realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, na Região Oceânica. Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói


Informações servirão como base para estratégias de combate à criminalidade na cidade

A Prefeitura de Niterói e o Instituto de Segurança Pública (ISP) firmaram um acordo de cooperação, nesta terça-feira (09), para agilizar a troca de informações a respeito das ocorrências registradas na cidade. Com a iniciativa, será possível o compartilhamento diário dos registros da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil.

Durante reunião no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Piratininga, o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Gilson Chagas, explicou que a iniciativa tem papel fundamental no combate à violência ao integrar ainda mais as forças de segurança que atuam na cidade. “Essa integração se traduzirá em importante ferramenta a serviço dos setores de inteligência, permitindo ações cada vez mais estratégicas e a comparação de dados da cidade com outras regiões do Estado”, explica o secretário.

Para Joana Monteiro, presidente do ISP, a troca de dados permitirá um maior planejamento das ações de segurança. “Niterói é um município com uma visão bastante arrojada sobre as questões de Segurança e de Ordem Pública, que boa parte das vezes são negligenciadas. É uma cidade que hoje tem a visão do que é o planejamento de ordenamento urbano e seu papel na ajuda às forças integradas de segurança. O início deste trabalho hoje será uma base que ampliará ainda mais o planejamento que vem sendo feito”, explicou.

Para o coronel Paulo Henrique de Moraes, secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Segurança, a troca de informações através do Sistema de Gestão da Informação (Sigeo) permite uma análise mais aprofundada dos impactos das ações de segurança.

“O cruzamento de dados é importante não apenas para o planejamento, mas para avaliar os impactos de uma determinada ação. Dessa forma, se for o caso, poderemos buscar uma resolução melhor para determinadas situações”.

Também participaram da reunião o diretor do Cisp, Nilson Cunha; o coordenador do Observatório de Segurança de Niterói, Luciano Santos, e a coordenadora do Núcleo de Gestão Estratégica do Governo municipal, Glaucia Macedo.

Fonte: O Fluminense



--------------------------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

GESTÃO

QUALIDADE NA GESTÃO - NITERÓI GANHA PRÊMIO PREFEITO EMPREENDEDOR DO SEBRAE FIRJAN promove seminário sobre gestão fiscal com prefeitos do estado do Rio
Situação fiscal é 'crítica' ou 'difícil' em 86% das prefeituras do país, aponta Firjan

PRÊMIOS, CERTIFICAÇÕES E RECONHECIMENTOS

Niterói tem a melhor gestão fiscal entre as prefeituras do RJ, aponta Firjan
POLÍTICA EDUCACIONAL DE NITERÓI É RECONHECIDA: Niterói é 1º lugar em ranking de cidades que mais investiram em educação entre 2013 e 2015

SIGEO

SiGEO é escolhido o melhor projeto de gestão de geoinformação do Brasil
CIDADES INTELIGENTES E HUMANAS: matéria na Folha de Londrina cita o exemplo do SIGEO-Niterói
CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO: Prefeitura terá informações georreferenciadas centralizadas em banco de dados








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.