sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

OPORTUNIDADE: Prefeitura de Niterói lança edital para projetos culturais



Teatro Municipal de Niterói - Brenno Carvalho / Agência O Globo



Propostas de teatro, música e dança podem ser enviadas até 5 de março

NITERÓI — Parte da programação cultural deste ano dos teatros Municipal e Popular e do Solar Jambeiro vai ser escolhida por meio de chamada pública. O Edital de Pautas 2018 foi lançado pela Secretaria municipal das Culturas em conjunto com a Fundação de Arte de Niterói e recebe inscrições até 5 de março. Os projetos selecionados — a expectativa é que sejam 30 — estarão nos palcos entre 15 de maio e 15 de setembro.

O subsecretário municipal de Planejamento Cultural, Daniel Damasceno, frisa que qualquer pessoa, tanto física quanto jurídica, pode enviar um projeto, basta que os equipamentos necessários para a realização da ideia estejam disponíveis no espaço cultural.

— Só precisa ser uma boa ideia e que esteja dentro da realidade do local. Na verdade, a gente pretende com isso trabalhar de forma mais transparente, com editais que insiram as pessoas e os artistas no contexto cultural da cidade — diz o subsecretário.

Cada espaço receberá categorias de produções diferentes. No Solar Jambeiro serão apresentados espetáculos teatrais infantil e adulto; e o Teatro Popular Oscar Niemeyer vai receber, além de peças, exibições de dança e música.


A Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC) e da Fundação de Arte de Niterói (FAN), lança o edital de pauta do Teatro Municipal João Caetano, Teatro Popular Oscar Niemeyer e Solar do Jambeiro. O objetivo do edital é selecionar propostas para a construção de pautas nos equipamentos já citados, elencando apresentações a serem realizadas entre 15 de maio e 15 de setembro de 2018. Serão selecionadas propostas de teatro infantil, teatro adulto, música e dança, dependendo da realidade de cada espaço. Acesse o texto do edital e seus anexos e envie suas propostas.

Acesse o edital


Música também está garantida no Teatro Municipal. As ideias devem se encaixar em algum dos projetos que já são realizados no espaço. Os shows vão de samba de raiz e MPB à música erudita e instrumental, além do Projeto Palco Aberto, que recebe novos artistas de variadas áreas culturais. As produções podem ser inéditas ou não, e o preço dos ingressos dos espetáculos é definido pelas produções.

Um dos critérios de pontuação para a seleção das propostas é que o espetáculo seja da cidade. Aqueles que tiverem a maioria dos componentes niteroienses ou tiverem sido escritos ou idealizados por pessoa física ou jurídica do município terão pontos a favor.

— Esse critério é uma política da cidade, para engajar os artistas de Niterói. Mas nada impede que projetos de outros municípios sejam selecionados — alerta Damasceno.

* Estagiária, sob a supervisão de Fernanda Freitas.

Fonte: O Globo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.