terça-feira, 23 de janeiro de 2018

BAIRRO BOA VISTA - REGIÃO OCEÂNICA: Prefeito Rodrigo Neves dá a Ordem de Início das obras de infraestrutura urbana




Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ao lado da presidente da Associação de Moradores do Boa Vista, Selma Figueiredo, do deputado federal Chico D´Angelo, deputado estadual Waldeck Carneiro, o presidente da Câmara Municipal de Niterói, vereador Paulo Bagueira, secretário municipal de Governo, Vitor Júnior e o secretário regional da Região Oceânica, Carlos Boechat. Foto Leonardo Simplicio/Prefeitura de Niterói.

Secretário executivo Axel Grael, apresenta os detalhes do projeto de infraestrutura do Bairro Boa Vista. Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.


Vista aérea do Bairro Boa Vista. Foto de Leonardo Simplicio/Prefeitura de Niterói.


O prefeito Rodrigo Neves assinou nesta segunda-feira a Ordem de Início para as obras de infraestrutura urbana, pavimentação e drenagem do Bairro Boa Vista, na Região Oceânica de Niterói.

A implantação da infraestrutura para o Bairro Boa Vista é uma das iniciativas do PROGRAMA REGIÃO OCEÂNICA SUSTENTÁVEL (PRO-Sustentável), desenvolvido pela Secretaria Executiva da Prefeitura de Niterói, com recursos captados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina - CAF.

O projeto a ser executado foi desenvolvido pela empresa PCE - Projeto e Consultorias de Engenharia Ltda, contratada pela Secretaria Municipal de Obras/EMUSA e a execução caberá à empresa Hydra Engenharia e Saneamento Ltda, vencedora do processo licitatório para a obra, com o preço de R$ 12.041.596,66. O prazo de execução é de 10 meses.

Características do Bairro Boa Vista

O Bairro Boa Vista situa-se sobre área plana e de baixa cota, sendo delimitado por dois rios (Rio da Vala e Córrego Colibri), por área sob jurisdição do Instituto Estadual do Ambiente - INEA, através do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET) e pela Estrada Francisco da Cruz Nunes.

A condição topográfica (área plana e baixa altimetria) e a proximidade com uma área protegida (PESET), faz com que o projeto de drenagem mereça cuidados especiais, com atenção para o problema do escoamento superficial e desague das águas pluviais.

Conta com urbanização planejada, arruamentos bem definidos, embora sem pavimentação. Existe rede de abastecimento de água, esgotamento sanitário, rede de eletricidade e outros serviços.

Soluções sustentáveis adotadas no projeto


Seção Tipo com a solução para as ruas no entorno da praça principal. Observar as soluções de drenagem no piso e nas laterais da rua. Detalhe de projeto. EMUSA/Prefeitura de Niterói.

Seção Tipo nas ruas principais. Detalhe de projeto. EMUSA/Prefeitura de Niterói.

Seção Tipo nas ruas periféricas, próximas às áreas de maior sensibilidade ambiental. Detalhe de projeto. EMUSA/Prefeitura de Niterói.


Soluções de pavimentação. Detalhe de projeto. EMUSA/Prefeitura de Niterói.


O projeto adotou várias soluções sustentáveis para melhor se adaptar às características do bairro citadas acima. Foram adotadas soluções de pavimentação permeável, para diminuir o escoamento superficial, foram incluídos cuidados quanto aos pontos de deságue e controle de erosão em taludes dos canais dos Rios da Vala e Córrego Colibri.

Axel Grael
Coordenador Geral do PRO-Sustentável
Secretário Executivo da Prefeitura de Niterói





--------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

BAIRRO BOA VISTA: Início das obras de infraestrutura, pavimentação e drenagem é autorizado PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói apresenta projeto para o bairro Boa Vista, na Região Oceânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.