terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Horto do Fonseca será transformado no Jardim Botânico de Niterói




Prefeito Rodrigo Neves anunciou a construção do herbário, última etapa para viabilização do Jardim Botânico
Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói



15/01/2018 – A transformação do Horto do Fonseca em Jardim Botânico de Niterói está cada vez mais perto. Na manhã desta segunda-feira (15/1), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve visitando a principal área de lazer da Zona Norte, e anunciou que a última etapa que faltava para este processo, que é a construção do herbário, começa nas próximas semanas. Neves ressaltou que com esta iniciativa, este será o segundo Jardim Botânico do Estado. Ele também falou sobre outras melhorias que estão sendo realizadas no parque, como a reforma da pista de caminhada.

“O herbário será um centro de pesquisa na área da botânica e esta unidade terá a parceria de universidades, como a Universidade Federal Fluminense (UFF). A previsão é de que a obra esteja concluída em quatro meses”, afirmou.

A pista de caminhada é outra área que receberá melhorias. Com aproximadamente 700 metros, será nivelada, terá a recuperação da drenagem superficial e a colocação do piso de saibro.

Morador do Fonseca, Dalton de Lucas, 70 anos, não escondia sua satisfação ao saber que após a revitalização, o espaço será o novo Jardim Botânico da cidade.

“Venho todas as manhãs com a minha esposa caminhar no Horto. Esse espaço melhorou muito e representa uma área muito importante não só para os moradores da Zona Norte como de toda a cidade. Ter uma pista de caminhada como a que será feita aqui é maravilhoso, essa é uma antiga reivindicação, que agora será atendida”, disse.

O prefeito ressaltou que com a revitalização, o Horto ganhou pista de patinação, área cultural, quiosque de alimentação, banheiros, Parcão e o terceiro maior Skate Park da América Latina. E, no ano passado, por meio de uma parceria com a Ecoponte, foi inaugurado um viveiro que produz cerca de 40 mil mudas por ano.

“Estamos investindo na recuperação e na construção de novas áreas de lazer e convivência em toda a cidade, garantindo mais qualidade de vida para os niteroienses”, enfatizou Neves.

O secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, lembrou ainda que no ano passado, foi feita a cobertura do rio que atravessa o Horto do Fonseca. Com 131,50 metros de extensão, foi construída uma estrutura metálica, que ganhou um jardim com plantio de mudas e trepadeiras, criando mais um espaço verde no parque.

“A cobertura deste canal possibilitou a criação de mais uma área verde no horto, humanizando cada vez essa área de lazer tão importante para a cidade. Os quiosques também receberam grades, oferecendo mais segurança”, acrescentou.

Viveiro - Com capacidade para produzir, por ano, mais de 40 mil mudas de espécies de floresta nativa da Mata Atlântica, o viveiro do Horto do Fonseca está funcionando a pleno vapor. A unidade, que passou por processo de revitalização, através de um convênio entre a Prefeitura de Niterói e a Ecoponte, já conta com mais de nove mil mudas semeadas e em fase de crescimento. As plantas serão usadas para o reflorestamento de áreas degradas, além de ações educacionais e sócio-ambientais. Entre as primeiras espécies que estão sendo semeadas estão Jacarandá, Pitanga, Manduirana, Angico Vermelho, Tamboril, Imbuia e Pau-Ferro.

Fonte: Prefeitura de Niterói












Um comentário:

  1. Clarice Ferreira Coelho18 de janeiro de 2018 às 17:43

    Seria ótimo se ministrassem cursos de jardinagem lá. Quando a gente aprende a mexer com plantas, o amor da gente só aumenta pela natureza e a gente tem vontade de colocar verde em tudo. Infelizmente não existe nenhum curso de jardinagem em Niterói :/

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.