terça-feira, 16 de janeiro de 2018

PROTEÇÃO ANIMAL EM NITERÓI: Dia de cadastro para castração



Responsáveis pelos animais devem levar original e xerox da identidade, CPF e o comprovante de residência de Niterói. Foto: Evelen Gouvêa



Maria Paula Macário

Serão distribuídas 200 senhas para realizar procedimento em cães e gatos no Centro de Controle Populacional

Serão realizados nesta quarta-feira (17), a partir das 8h, os cadastros para castração de animais no Horto do Fonseca, na Alameda São Boaventura, em Niterói. Os interessados em castrar seus cães e gatos, machos ou fêmeas, deverão se dirigir ao local portando original e xerox da identidade, CPF e o comprovante de residência de cidadão niteroiense.

De acordo com Daniel Marques, coordenador especial de Direitos dos Animais (Ceda) da prefeitura, o foco principal do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), que fica na Travessa Luiz de Matos, nº 105, responsável pela ação, é atender as pessoas que realmente necessitam.

“O objetivo principal é apoiar os protetores e esterilizar de forma planejada os animais de rua, para controle da fauna doméstica urbana, é também uma campanha para evitar o abandono”.

O coordenador explicou que a campanha faz parte de uma logística para tentar atender o maior número de animais possível. O serviço de castração se reveza entre animais de proprietários e animais abandonados.

“Queremos estimular um exercício de cidadania, meio ambiente e saúde, controlando a população de animais abandonados nas ruas”.

Segundo o coordenador, é importante chegar cedo, pois serão distribuídas 200 senhas. No último ano, uma fila imensa se formou e muitos não conseguiram vaga. Quem conseguir uma das 200 vagas já deve sair do local com a data da castração do seu animalzinho. Não é necessário levar os animais nesse dia.

O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) foi inaugurado em julho de 2017, no Horto do Fonseca, com o objetivo de consolidar a política de proteção animal na cidade.

Para ser castrado, o animal deve ter mais do que 4 meses e menos do que 6 anos, ter menos do que 20kg, não estar obeso e nem extremamente magro. As fêmeas não podem estar no cio, nem prenhas e com leite nas mamas.


Fonte: O Fluminense









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.