quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O MACACO NÃO TEM CULPA: Apesar de não transmitirem a febre amarela, mais de 100 macacos foram mortos este ano no Estado do Rio



Pesquisadores fazem autópsias em macacos mortos no Rio de Janeiro - Pedro Teixeira / Agência O Globo


Renan Rodrigues

Instituto denuncia ataques. Pesquisadores alertam para a circulação do vírus da doença

RIO - Somente este mês, 104 macacos mortos foram levados para o Instituto Jorge Vaitsman, órgão municipal responsável pela necrópsia de todos os primatas do estado — a média é de 4,5 por dia, bem maior que a registrada ao longo de todo o ano passado, 1,6. Funcionários da instituição estão assustados, já que pelo menos 50% dos animais têm sinais de envenenamento ou agressões, o que leva especialistas a acreditarem que o Rio de Janeiro começa a assistir a uma matança motivada por um grave engano: muitas pessoas pensam que primatas são transmissores da febre amarela.

O Instituto Jorge Vaitsman, que fica na Mangueira, passou a receber, nas últimas duas semanas, muitos corpos de saguis, que têm grande circulação em áreas urbanas. Há até, entre os animais examinados, um mico-leão-dourado, espécie que corre risco de extinção. Segundo funcionários, bananas com chumbinho, veneno usado para ratos, foram encontradas perto de primatas mortos em Valença, cidade fluminense mais afetada pela febre amarela. A Secretaria de Saúde do município já registrou 117 notificações e confirmou 14 casos, incluindo quatro que resultaram em óbitos.

— Está havendo um massacre. Chegam corpos de filhotes. O sagui é o mais comum. Trata-se de um animal pequeno que se aproxima das pessoas. É fácil matá-lo — lamenta Roberta Ribeiro, coordenadora do Laboratório Municipal de Saúde Pública de Vigilância do Instituto Jorge Vaitsman.

Não é de hoje que a relação entre o medo infundado da população e a morte dos primatas se mostra clara em números. Em janeiro do ano passado, o Instituto Jorge Vaitsman recebeu apenas sete corpos de macacos. Em março, quando foi confirmado o primeiro caso da doença no estado, em Casimiro de Abreu, chegaram 90 para exames.

MENOS PRIMATA, MAIS RISCOS

Pesquisadora da Fiocruz, Marcia Chame destaca que a morte de uma grande quantidade de macacos no estado aumenta os riscos de as pessoas contraírem febre amarela:

— É importante preservá-los porque eles são uma espécie de alerta, indicam que o vírus da doença está circulando, e, de certa forma, nos protegem contra a febre amarela. Com menos macacos, o Haemagogus e o Sabethes, os dois mosquitos transmissores, buscarão se alimentar do sangue de outros mamíferos, deixarão as copas das árvores e se aproximarão dos humanos. Além disso, os primatas são fundamentais para o equilíbrio ecológico, pois espalham sementes pelas matas.

Especialistas também alertam que a morte dos animais prejudica o sistema de vigilância contra a doença, pois sobrecarrega as equipes responsáveis pelas análises dos corpos e os agentes de vigilância sanitária encarregados de recolhê-los. Para piorar, dificulta o rastreamento do caminho percorrido pelo vírus.

—A máquina que analisa amostras de humanos e macacos é a mesma. A matança de animais diminui a capacidade de trabalho e desestabiliza o sistema de diagnóstico e vigilância — frisa o pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz Ricardo Lourenço.

Colaborou João Paulo Saconi


Fonte: O Globo




-------------------------------------------------------



LEIA TAMBÉM:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE ALERTA: Febre amarela põe em risco macacos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.