Plataforma Urbana Digital da Engenhoca. A obra foi entregue em dezembro de 2017. |
Serão oito opções de cursos, como Introdução à Rede de Computadores e Desenvolvimento de Jogos
Estão abertas, a partir desta quinta-feira (25), as pré-inscrições para os cursos da Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, através do site https://plataformadigital.niteroi.rj.gov.br. O novo equipamento da Zona Norte dá início às suas atividades com oito cursos, todos gratuitos:
- Informática Básica I,
- Informática Básica I - Processamento de Textos,
- Introdução à Programação para Jovens,
- Introdução à Robótica com Lego,
- Introdução à Rede de Computadores,
- Desenvolvimento de Jogos: Módulo I,
- Fotografia e
- Inglês Básico.
O critério de distribuição das vagas seguirá a ordem da pré-inscrição, que fica aberta até 25 de fevereiro. De 26 a 28 de fevereiro, serão divulgados os nomes dos contemplados. Cada interessado só poderá se inscrever em até dois cursos. Pode se inscrever qualquer pessoa a partir de 8 anos.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, lembrou que, segundo Amostra do Censo Demográfico de 2010 do IBGE, o bairro da Engenhoca apresenta o menor percentual de jovens de 18 a 24 anos que frequentam o ensino superior (11,3%). Ele aposta em um resgate da auto-estima do bairro, através do equipamento de capacitação de jovens.
"...o bairro da Engenhoca apresenta o menor percentual de jovens de 18 a 24 anos que frequentam o ensino superior (11,3%)".
“Escolhemos fazer o projeto em um região muito necessitada da cidade, com a maior proporção de jovens que não estuda, ou conseguiu concluir a faculdade. A iniciativa da plataforma vem para contribuir com a agenda de ciência, tecnologia e formação profissional de Niterói”, pontuou.
A diretora-geral da Subsecretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Adriana de Lima, ressaltou que a pré-inscrição no site não implica em direito à vaga.
“Próximo à data de início do curso, os interessados vão receber uma confirmação, pelo e-mail, informando sobre o cadastro de pré-inscrição. Os selecionados, pela ordem de inscrição no site, serão chamados para a matrícula, e aí será efetivada a inscrição”, detalhou.
O Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco), organização social escolhida por certame licitatório para administrar a plataforma da Engenhoca, já tem longa experiência com esse tipo de iniciativa. O coordenador do Idaco, Jean Charles Catalan, conta que a ideia é levar a experiência de sucesso nas Naves do Conhecimento do Engenhão e Nova Brasília para a Zona Norte de Niterói.
“Através de um espaço público, trazemos oportunidades de capacitação para a juventude. Estamos muito animados para começar as atividades”, comentou.
O administrador regional da Engenhoca, João Pedro Seghir Cariello, relatou sobre a expectativa da comunidade pelo começo dos cursos.
“Os moradores de toda a região estão muito ansiosos pelo início das atividades. Vai ser uma ferramenta muito importante para os nossos jovens. Estamos juntos nesse projeto, dando todo apoio que for necessário”, disse.
O regulamento completo para as pré-inscrições, inscrições e matrículas está disponível no site https://plataformadigital.niteroi.rj.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.