sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PROTEÇÃO ANIMAL EM NITERÓI: Centro de Controle Populacional agenda 200 castrações



As cirurgias que foram agendadas têm início nesta sexta e seguem até a primeira semana de março. Foto: Marcelo Feitosa


Carolina Ribeiro

Responsáveis por cães e gatos chegaram cedo para garantir o procedimento

Duas centenas de animais, entre cães e gatos, foram cadastrados nesta quinta-feira (18) para castração no Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) do Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Desde às 5h30, os responsáveis pelos bichinhos formavam uma grande fila em busca de vagas, que foram preenchidas já por volta de 8h30. Segundo Daniel Marques, coordenador do espaço, novos cadastramentos estão previstos para este ano.

Às 6h, quando a equipe do centro chegou ao local, cerca de 80 pessoas já aguardavam em uma fila. Nesta quinta, foram disponibilizadas 200 vagas para cirurgias, sendo 100 de cães e 100 de gatos, machos e fêmeas. Durante a inscrição, o responsável recebeu a data da castração do animalzinho. De acordo com Marques, os primeiros a se cadastrar já serão operados amanhã.

“As operações vão até a primeira semana de março. Depois, fazemos um novo chamamento e operamos mais animais. São quatro veterinários e um anestesista, e não podemos misturar os animais no pós-operatório. Temos toda uma logística para que nada saia do controle, e nunca saiu”, comentou. Ainda não há data para os novos cadastros.

Dona de sete cachorros, a estudante Ivana Paula Carloni chegou ao local às 6h30 para garantir castração de dois de seus dogs, um macho e uma fêmea. Apesar de chegar cedo, conseguiu apenas para Havok, o macho de 6 meses.

“É importante castrar para garantir a saúde do animal, pois ele tende a ter menos problemas. Vou acompanhar para novos cadastramentos, pois no ano passado castrei um gato e deu tudo certo, foi ótimo”, contou, completando que o dia de operação de seu bichinho será 21 de fevereiro.

Um pouco mais tarde, às 7h20, o casal Jeferson Desterro, 30, e Leticia Alencar Desterro, 25, chegaram no espaço e já encontraram uma enorme fila de responsáveis de animais. Segundo eles, muitos foram embora sem conseguir vaga para a operação e o casal acabou sendo o penúltimo atendido, conseguindo castração para o cachorro macho.

“Não conhecíamos o trabalho do centro, mas vamos passar a acompanhar os dias de novos cadastros. O lugar é importante porque é confiável e de graça, pois esse serviço é caro e muita gente acaba abandonando os possíveis filhotes”, opinou Leticia.

Desde julho, quando o centro foi inaugurado, até dezembro, 500 animais foram castrados. Para este ano, a expectativa é que 2 mil, entre cães e gatos, recebam a cirurgia. Desses, 1.200 devem ser animais de rua e 800 particulares, já que 60% das vagas são destinadas a um cadastro de animais de rua, com tutores de colônias de gato e protetores de animais.

Para ser castrado, o animal deve ter mais do que 4 meses e menos do que 6 anos, ter menos do que 20kg, não estar obeso e nem extremamente magro. As fêmeas não podem estar no cio, nem prenhas e com leite nas mamas.


Fonte: O Fluminense











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.