segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

2018 será o ano da mobilidade em Niterói



O ano será de fortes investimentos na área de mobilidade. O Plano Operacional da TransOceânica, já validado com as empresas de transporte, tem previsão de entrar em funcionamento ainda neste primeiro trimestre. Divulgação


Giovanni Mourão

Niterói promete entregar a TransOceânica, alargamento da Marquês do Paraná e iniciar ciclovia na Alameda

O niteroiense assistirá, neste ano de 2018, mais uma série de obras na cidade. Além da área da mobilidade, que terá como ponto principal a entrega da tão esperada Transoceânica, serão pelo menos 26 novas intervenções relacionadas à infraestrutura, educação, economia, cultura, lazer, saúde, segurança, assistência social e outras áreas. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, um dos focos deste ano de 2018 será, novamente, a Região Oceânica.

“Nos últimos quatro anos, investimos mais na Região Oceânica do que nos últimos 50. E, agora, em 2018, vamos continuar investindo, através de uma visão holística, em todas as regiões da cidade e em diferentes frentes”, garantiu o prefeito.

Assim como no ano passado, em 2018 a Prefeitura de Niterói, segundo ele, também terá como uma de suas prioridades o início e a conclusão de diversas obras que visam melhorar a área da mobilidade urbana. Entre elas está o começo do Plano Operacional da Transoceânica, já validado com as empresas de transporte, cuja previsão é de entrar em funcionamento ainda neste primeiro trimestre, já prevendo quais as linhas, pontos de parada e itinerários que circularão na via expressa.

Ainda na área da mobilidade, o prefeito Rodrigo Neves promete concluir e entregar as obras de alargamento da Rua Marquês do Paraná, no Centro, os estudos de viabilidade para implantação de um VLT na cidade, e a ciclovia da saída do Túnel Charitas-Cafubá até a Praia de Itaipu, compreendendo um trajeto de 17km da Região Oceânica.

Além disso, ainda em 2018, serão iniciadas, segundo ele, as obras de revitalização e a implantação de uma ciclovia na Alameda São Boaventura, no Fonseca, na Zona Norte.




Calçadão será reformado

Em relação à infraestrutura, está previsto para 2018 o início das obras de contenção de encostas no Morro do Estado e em Santa Bárbara, além das tão esperadas intervenções no calçadão da praia de Piratininga.

Cidade terá novas escolas

O prefeito anunciou para 2018 a inauguração da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do Engenho do Mato e o início da construção da nova UMEI do Preventório. Além disso, a prefeitura já adiantou que a municipalização e o início de obras no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Anísio Teixeira, no Fonseca

Maternidade será ampliada

Na saúde, 2018, segundo Rodrigo Neves, será o ano para a prefeitura iniciar a ampliação e a modernização da maternidade Alzira Reis, em Charitas, na Zona Sul da cidade.

400 novos guardas nas ruas

Na área da Segurança Pública, o prefeito Rodrigo Neves confirmou que será realizada neste ano a convocação do concurso público com 400 vagas para a Guarda Civil Municipal.

Meta é arrecadar mais 20%

Para 2018, Rodrigo Neves também traçou algumas metas para fortalecer a economia niteroiense, como o aumento da arrecadação municipal em 20% em apenas um ano, sem nenhum aumento de impostos. Também ocorrerá uma auditoria na folha da Previdência Municipal e a criação de uma escola de empresas Start-ups.

20 mil árvores serão plantadas

Para este ano que se inicia, está o plantio de mais 20 mil árvores em Charitas, na Zona Sul, e na Região Oceânica (em contrapartida à construção da Transoceânica), além da consolidação do programa “Niterói Cidade do Audiovisual”, do início das obras do Mercado Municipal de Niterói e da estruturação de uma parceria público-privada para revitalização do terminal pesqueiro.

Um museu para o cinema

O prefeito também prometeu o início da construção do Museu do Cinema, anexo ao Reserva Cultural e das obras do Parque Orla de Piratininga, área de lazer que compreenderá o entorno da lagoa localizada em bairro de nome homônimo.

Obras de drenagem

Também terão início neste ano as obras de drenagem nos bairros Santo Antônio, Maravista, Engenho do Mato, Serra Grande e Jacaré, todos na Região Oceânica. Outras novidades são a conclusão das obras de infraestrutura no bairro Boa Vista, o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Badu e a entrega da ETE do Sapê.

Mais casas populares

Ainda em 2018, já na área da assistência social, serão entregues cerca de 800 casas populares para aproximadamente três mil pessoas.

Fonte: O Fluminense



------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.