quarta-feira, 23 de novembro de 2016

MAIS EDUCAÇÃO EM NITERÓI: Inaugurada a UMEI Regina Leite Garcia na Teixeira de Freitas



A unidade escolar conta com nove salas de aula, sala de recursos e multimeios, banheiro com vestiário, quadra coberta, entre outros. Foto: Divulgação

Unidade é a 21ª unidade entregue pela atual administração, e fica localizada ao lado da Clínica da Família da região. Foto: Divulgação


Unidade irá atender 180 crianças com idades entre 2 e 5 anos, em horário integral


Dando sequência ao ritmo de inaugurações das comemorações do 443º aniversário de Niterói, a população da Teixeira de Freitas, no Fonseca, ganhou a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Regina Leite Garcia. O prefeito Rodrigo Neves abriu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (23/11), os portões da mais nova unidade da rede municipal de educação, que irá atender 180 crianças com idades entre 2 e 5 anos, em horário integral.

A UMEI é a 21ª unidade entregue pela atual administração da Prefeitura, localizada ao lado da Clínica da Família da região. A unidade escolar conta com nove salas de aula, sala de recursos e multimeios, banheiro com vestiário, quadra coberta, pátio para atividades lúdicas, cozinha e refeitório. Além disso, o projeto segue o padrão de sustentabilidade estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDES) e implantando em outros equipamentos, com sistemas de reaproveitamento da água da chuva e energia solar, ambientes climatizados, e rampas de acessibilidade, banheiros adaptados e piso tátil.

Sem esconder a empolgação com a nova UMEI, o prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância da unidade para a valorização e o resgate da região, sem se esquecer da bela homenagem prestada a Regina Leite Garcia, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), cujo nome batiza a escola, que morreu em julho último, aos 86 anos de idade.

“Tenho muito orgulho de estar inaugurando a 21ª escola do nosso governo, em três anos e meio. E estou muito feliz de estar fazendo uma homenagem à professora Regina Leite Garcia. Não tenho dúvidas que a educação é a melhor ferramenta para reduzir desigualdades sociais e para a prevenção à violência”, destacou o chefe do Executivo, que esteve acompanhado da secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros Araújo, do presidente da Fundação Municipal de Educação, Bruno Ribeiro, do secretário de Obras, Vicente Temperini, do deputado estadual Waldeck Carneiro, do vereador Bira Marques e de lideranças populares da Zona Norte da cidade.

Para a secretária Flávia, a inauguração da UMEI na Teixeira de Freitas demonstra, mais uma vez, os esforços da atual gestão da Prefeitura em desenvolver a educação na cidade.

“É um momento em que eu gostaria de comunicar minha alegria. Com a entrega desta unidade escolar, nós estamos encerrando com muito sucesso uma primeira grande etapa do programa Mais Infância, que tem como objetivo principal universalizar a pré-escola, garantir as crianças, sobretudo, das áreas mais excluídas da cidade, acesso a uma educação de qualidade”, afirmou Flávia.

Orgulho foi o sentimento traduzido nas palavras do deputado Waldeck, que aprovou o trabalho realizado pela Prefeitura na área educativa, frisando a importância da homenagem à professora Regina Leite Garcia.

“Professora Regina Leite Garcia foi uma mestra de muitos de nós, em Niterói, no Rio de Janeiro e no Brasil. A Rede Municipal de Niterói tem mais um grande nome somando-se aos de outros grandes educadores que batizam nossas escolas municipais. Sempre tive muito carinho e respeito por ela e acho muito bom que tenhamos na Rede Municipal de Niterói uma escola com seu nome”, declarou o parlamentar.

A construção da UMEI Professora Regina Leite Garcia faz parte do programa Mais Infância, lançado em 2103 em parceria com o projeto Brasil Carinhos do Governo Federal, e prevê a construção de novas UMEIS, a reforma e ampliação das unidades já existentes e a incorporação de creches comunitárias e municipalização de escolas estaduais.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.