terça-feira, 13 de agosto de 2013

Torben Grael assume seleção de vela e critica despoluição da Baía



Gabriel Cariello

Projeto do governo estadual prevê saneamento de 80% do esgoto até as Olimpíadas do Rio em 2016

NITERÓI - Dono do maior número de medalhas olímpicas no iatismo - são cinco ao todo -, Torben Grael agora tem a oportunidade de aplicar sua experiência na preparação de novos campeões. Na última semana, o iatista assumiu o posto de treinador-chefe da seleção brasileira de vela.

Morador de Niterói, presidente do projeto Grael e comodoro do Rio Yacht Club, ele ainda não sabe muito bem como será seu novo desafio durante o ciclo olímpico de 2016, mas não tem dúvidas de que a preparação do Rio, e de quebra Niterói, está atrasada, pelo menos em relação aos projetos de despoluição da Baía de Guanabara.

- Eu espero que ainda seja feita, mas, realmente, resolver o problema, que seria a despoluição, não acontecerá com rapidez, até porque também é um problema educacional - afirma Torben. - Eu ainda não perdi as esperanças, acho que muita coisa pode ser feita para minimizar a situação atual, mas o tempo está passando. Possivelmente, será a Olimpíada com a pior qualidade de água da História.

"Possivelmente, será a Olimpíada com a pior qualidade de água da História". Torben Grael

O projeto de despoluição prevê o saneamento de 80% do esgoto despejado na Baía até 2016. O plano reúne 12 ações do governo estadual, dentre as quais está o Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara, cujo orçamento é de R$ 1,3 bilhão para ser investido em 15 municípios. Além disso, foram instaladas 14 ecobarreiras para evitar o lixo flutuante.

A atual situação da Baía também foi alvo de críticas de iatistas neozelandeses e irlandeses que visitaram a cidade, como mostrou O GLOBO-Niterói dia 27 de julho. Os atletas pretendem se hospedar na cidade para os Jogos Olímpicos.

- Além de receber equipes, Niterói pode explorar mais o turismo, aumentar a divulgação de pontos de interesse e melhorar a rede hoteleira - sugere Torben, como forma de a cidade aproveitar as Olimpíadas.

Fonte: O Globo Niterói



2 comentários:

  1. A despoluição já deveria ter sido feita, não por causa das olimpíadas e sim para o bem estar da população e dos seres marinhos (se assim posso falar). No Brasil tudo funciona assim, depois do acontecido ou prestes, toma-se uma providência.... isso é pensar atrasado!!!

    ResponderExcluir
  2. A despoluição já deveria ter sido feita, não por causa das olimpíadas e sim para o bem estar da população e dos seres marinhos (se assim posso falar). Mas é sempre assim, depois de acontecer um acidente, ou prestes a acontecer algo de bom, toma-se uma providência. Isso é pensar atrasado como são nossos dirigentes... atrasados!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.