A Prefeitura de Niterói lançou na manhã desta terça-feira (27/8), no Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense, no Caminho Niemeyer, o site do projeto de requalificação urbana do centro da cidade.
No endereço eletrônico (www.centro.niteroi.rj.gov.br), que já está no ar, o cidadão conhecerá, por meio de matérias e imagens, as melhorias previstas no centro.
O conteúdo está organizado em seções: Infraestrutura, Lazer e Turismo, Cultura, Social, Habitação, Sustentabilidade e Mobilidade. A ferramenta também permitirá que os niteroienses enviem sugestões que poderão ser incluídas no projeto final e esclareçam dúvidas.
Há ainda no site a seção "Perguntas mais frequentes", onde são respondidas as dúvidas que têm sido mais comuns na sociedade niteroiense.
O prefeito disse que o lançamento do site é muito importante porque dará todas as respostas sobre o projeto.
"A cada dia me orgulho mais deste projeto de revitalização. Desde que Niterói deixou de ser capital do Estado, o centro foi esvaziado, degradado. Hoje, ele oferece um ambiente hostil ao cidadão e é motivo de vergonha. Vamos devolvê-lo à cidade e aos niteroienses. Aquilo que hoje é motivo de vergonha, será de orgulho", disse.
O chefe do Executivo municipal enumerou os benefícios que o projeto de revitalização do centro vai trazer para a cidade, como a construção de um novo abrigo para moradores de rua que vai triplicar a capacidade de acolhimento, 20 km de ciclovias, mercados populares para ordenar o comércio ambulante, a urbanização (com a ajuda do governo federal) de comunidades como os morros do Estado e Palácio, além do Sabão e Lara Vilela, recapeamento de todas as ruas, a restauração de praças e de prédios históricos (como a casa Norival de Freitas) e também da igreja da Ilha da Boa Viagem, além de enterrar toda a fiação elétrica.
O prefeito destacou também que o projeto de revitalização vai reduzir o potencial construtivo do centro da cidade pela metade e que, pela primeira vez, as empresas terão que pagar para construir na área.
"Este projeto é uma oportunidade histórica. Nenhum prefeito nos próximos 30 anos vai ter outra igual em razão da situação que vivemos agora, como a união entre os três níveis de governo e dos segmentos da sociedade civil e a proximidade com os eventos internacionais no Rio de Janeiro, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas", disse.
A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, disse que o site tem o compromisso com a transparência e a interação com a população. Ela lembrou que o projeto já foi discutido em mais de 30 reuniões com a sociedade e que outros encontros vão ocorrer. Segundo ela, todas sugestões feitas nas audiências estão sendo incorporadas aos estudos para a elaboração do projeto.
Verena disse que passos importantes para a aprovação do projeto de revitalização, que ainda tramita na Câmara Municipal, foram concluídos: o laudo técnico do parecer conclusivo do EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança) e o RIV (Relatório de Impacto de Vizinhança).
Terminando o lançamento, o secretário de Relações Institucionais, André Felipe Gagliano Alves, apresentou algumas telas do site e destacou a sua importância. “Esta ferramenta oficial ajudará a população a entender todo o processo de requalificação do Centro, tirar sua dúvidas e enviar sugestões", disse.
Fonte: Prefeitura de Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.