quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BID apoiará esporte para combater violência e pobreza no Brasil



06/07/2011 – Presente à Reunião estratégica Alianças para o Desenvolvimento, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anuncia investimentos relacionados a megaeventos esportivos que o país sediará até 2016 como forma de alavancar desenvolvimento e melhorar atendimento a comunidades de baixa renda.
 
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pretende aproveitar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 para consolidar investimentos em iniciativas que melhorem as condições sociais de comunidades brasileiras menos assistidas.

Segundo o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, a ideia é utilizar o esporte como ferramenta inovadora na busca de recursos para a educação, a saúde, segurança e o desenvolvimento urbano. As 18 vilas olímpicas que estão sendo criadas no país, em parceria com a iniciativa privada, representam o principal projeto do BID nessa área.

“Queremos proporcionar desenvolvimento social pelo esporte e mobilizar diferentes organizações para obter impactos positivos nas comunidades beneficiadas”, afirmou Moreno durante o Encontro Alianças para o Desenvolvimento, promovido pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social em parceria com o BID. “A intenção é usar a visibilidade desses grandes eventos para alavancar investimentos em larga escala e usar o esporte para combater a violência e a pobreza”, diz Moreno.

O presidente do BID destacou, ainda, a importância das parcerias com o setor privado para o êxito dos projetos. Na opinião dele, o atual momento do Brasil representa uma oportunidade de o país prover crescimento sustentado com responsabilidade social. “Mas essa mudança tem de ser sistêmica.”

O diretor da Oficina de Parcerias Estratégicas do BID, Bernardo Guillamon, que também participou do evento, destacou que as Vilas Olímpicas têm apoio de uma fundação ligada ao Barcelona – atual campeão europeu de futebol – e da NBA, a liga americana de basquete profissional. “Estamos trabalhando também com diferentes governos locais brasileiros e buscando integrar o setor privado”.

O projeto das Vilas Olímpicas é uma intervenção social voltada para crianças e jovens. Guilamon citou em sua palestra duas iniciativas, uma no Rio de Janeiro (RJ) e outra em Belo Horizonte (MG). “São trabalhos conjuntos com mecanismos inovadores e regras claras de administração e prestação de contas aos doadores”, afirma o executivo do BID.

Fonte: IDIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.