quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Rede de Internet gratuita chega à praça Getúlio Vargas, em Icaraí




A Prefeitura de Niterói implantou na manhã desta quarta-feira (28/8) a iluminação virtual na praça Getúlio Vargas, em Icaraí, na zona sul da cidade. A ação vai permitir o acesso gratuito à Internet (pelo sistema wi-fi) e integra o programa Niterói Digital, que visa democratizar o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação no município.
 

O prefeito disse que a meta do Niterói Digital é levar a iluminação virtual para as principais praças da cidade. Segundo ele, o próximo local a receber o programa será o Barreto, onde será instalado o sistema no Parque Palmir Silva, em setembro. Depois, a praça da Boa Viagem e, em seguida, o Campo de São Bento.

"O objetivo do Niterói Digital é transformar Niterói cada vez mais em uma cidade conectada, moderna. Já temos o maior percentual de residências conectadas, 65% acessam a Internet, e a quinta do Brasil. E com os telecentros, parceria com as empresas e a iluminação virtual das praças, vamos melhorar a conectividade. É um trabalho extraordinário", afirmou.

O chefe do Executivo municipal agradeceu a parceria com a UFF (Universidade Federal Fluminense) no projeto. De acordo com ele, o Niterói Digital só foi possível porque a Prefeitura se interligou à rede de fibra óptica da instituição.
 
 
 
 
A iluminação virtual já funciona na praça Leoni Ramos (Cantareira), em São Domingos, desde julho e tem sido um sucesso. A rede de internet gratuita na Cantareira tem capacidade de acesso de até 100 pessoas ao mesmo tempo e, por dia, é conectada em média por cerca de 1.200 usuários. No sistema instalado na Getúlio Vargas, além da praça, os internautas poderão acessar à rede em parte da orla também.

O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Waldeck Carneiro, destacou outras iniciativas do programa Niterói Digital.
 
"O projeto tem vários ângulos, não só da iluminação virtual dos logradouros públicos, mas também pela reativação de telecentros, pela melhoria na conectividade das escolas, museus e teatros e a implantação da Nave do Conhecimento. É uma vitória da cidadania digital", disse.

Waldeck afirmou que, no próximo sábado (31/8) será inaugurado mais um telecentro na cidade, na sede da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), em Santa Rosa.

Fotos: Janaína Gouvea
 
 
 

Um comentário:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.