segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Competição de Salto em Icaraí vai reviver o famoso trampolim que marcou época em Niterói



Pamela Araújo

Praia de Icaraí: um salto para o passado através de competição

A praia vai reviver os tempos do famoso trampolim. Isto será possível com a construção de uma nova plataforma especificamente para etapa do Red Bull Cliff Diving

Em setembro, a memória de muitos niteroienses dará um pulo no passado para reviver uma época em que a praia de Icaraí atraía banhistas de toda a região interessados em prestigiar seu famoso trampolim. Isto será possível com a construção de uma nova plataforma especificamente para etapa do Red Bull Cliff Diving, campeonato mundial de salto de penhasco, que acontecerá nos dias 27 e 28. Niterói é a primeira cidade da América Latina a sediar a disputa.

De acordo com a organização do evento, a existência do trampolim público, demolido há quase 50 anos, influenciou na escolha do local, além da bela paisagem com vistas para a Cidade Maravilhosa e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), idealizado por Oscar Niemeyer. Aliás, a nova plataforma terá inspiração nas obras curvilíneas do arquiteto a fim de ficar, segundo os organizadores, mais inserida possível no contexto da praia de Icaraí.



A estrutura de salto de ferro, acrílico e madeira terá três rampas em alturas diferentes, de 10, 20 e 27 metros. A de 10 e a de 20 são para treino e a de 27 para a competição. A rampa mais baixa equivale a mais alta do imponente trampolim do passado. Por isso, apenas os maiores nomes do mundo no esporte poderão saltar, demonstrando não só bravura, mas muita técnica e concentração. Calcula-se que a distância de 27 metros entre a plataforma e a água seja percorrida em apenas três segundos, com os atletas atingindo velocidades superiores a 85 km/h.

Ainda não estão confirmados os nomes de todos os competidores, mas a expectativa é a de que o paraense Jucelino Alves esteja entre eles. O brasileiro já participou de duas etapas da competição e demonstra empolgação com a primeira delas no país. “Tenho certeza que será uma das mais incríveis de todo o circuito”, diz.

O saudoso trampolim da praia de Icaraí foi construído em 1936 pela prefeitura, com o apoio da imprensa local e do Clube de Regatas Icarahy. Idealizado pelo engenheiro Luiz Frossati como um pássaro com asas abertas, ficava a cerca de 20 metros da areia, na altura da Rua Lopes Trovão. E foi demolido na década de 60 sob a justificativa de que oferecia perigo aos banhistas após ter sua estrutura comprometida pelas fortes ressacas.

Símbolo da história local, era, ainda, uma das principais atrações da cidade, ponto de encontro da juventude de outrora, da qual fazia parte o jornalista Gentil Costa Lima, de 81 anos. Ele recorda que costumava pular até a segunda rampa, na mais alta não se arriscava.

“O trampolim fazia parte da história da cidade, honrava Niterói. Poucos países tinham um trampolim assim”, afirma ele, que destaca dentre os saltadores da época, o nadador olímpico Hélio de Oliveira e Silva, o “Paluca” (Londres -1948 e Helsinque - 1952), o anônimo Bicudo e o político Francisco Lomelino. “Eles se arriscavam mais, fazendo até acrobacias do ponto mais alto”, lembra.

O Red Bull Cliff Diving teve início em 2009 e está em sua quinta temporada. Neste ano, já foram realizadas quatro etapas da competição de um total de oito. O Brasil sediará a sétima etapa da atual temporada.

Fonte: O Fluminense

 

Um comentário:

  1. Muito bom, tem tempo que estou namorando esse evento. Por acaso você sabe se terá venda de ingresso?

    Abr Vinicius
    vinijose@gmail.com

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.