domingo, 18 de agosto de 2013

Vice-prefeito antecipa projetos de mobilidade urbana para Niterói



Axel Grael abre primeira Conferência de Meio Ambiente de Niterói
Foto: Rosane Calôr

Axel Grael defende o uso de bicicletas

Por Samuel Averbug

Em entrevista à Folha de Niterói, o vice-prefeito Axel Grael detalhou os projetos da Prefeitura de Niterói que visam melhorar a mobilidade através da utilização de bicicletas, meio de transporte sustentável e que se ajusta ao traçado urbanístico da cidade.

Axel ressaltou que o custo para construção de ciclovias é menor quando instaladas durante obras de intervenção viárias ou reforma de avenidas e revelou que, embora não se limite às novas vias que serão implantadas na cidade, onde houver intervenções serão incluídas também ciclovias.

O trecho do Centro, entre o Mercado de Peixes e a praia de Jurujuba, passará pela estrada a beira-mar dentro do campus da UFF. Também haverá ciclovias no futuro corredor expresso de ônibus do BRT TransOceânica: 'Aproveitaremos as obras de reordenação das pistas da estrada Francisco da Cruz Nunes para aumentar a nossa malha cicloviária'.

A entrevista foi concedida durante a primeira Conferência de Meio Ambiente da história de Niterói, que teve como eixo temático a Política de Resíduos Sólidos, cuja lei prevê a instalação de aterros sanitários em todos os municípios em 2014.

Na abertura do evento, a representante da ONG 'Doe seu lixo' falou sobre o sucesso na parceria com uma cooperativa de catadores. O gerente de projetos da Companhia de Limpeza de Niterói, Marcos de Sá, informou que apenas 20% do lixo produzido nas praias e ruas são despejados no aterro do Morro do Céu; o restante vai para Itaboraí.

Conferência - Diversas resoluções importantes foram elaboradas nos grupos de trabalho. Dentre elas, a criação de campanhas educativas dentro do programa para arborização urbana; políticas públicas de fortalecimento e regularização das cooperativas; incentivos financeiros e creditícios para desoneração do setor de reciclagem; incremento da produção de tecnologias verdes, fomento à pesquisa no Município sobre o ciclo de vida dos produtos e implantação de um sistema coletor de óleos comestíveis e de cozinha, em novos empreendimentos.

Também foram aprovadas resoluções como o apoio e parceria com instituições acadêmicas da cidade para projetos de pesquisa sobre materiais que não representem riscos ambientais, menor fluxo de resíduos sólidos e que possam ser reciclados, além da instalação de um programa de responsabilidade compartilhada com agentes comunitários ambientais, envolvendo todos os responsáveis pelo ciclo da cadeia de resíduos.

Este programa pretende mobilizar os moradores de comunidades para que inventariem os problemas ambientais locais e gerem propostas que contribuam para o cumprimento das metas do plano municipal de gestão de resíduos sólidos.

A Conferência contou com a participação de 173pessoas entre delegados e observadores, todos com direito a voz, sendo ampla maioria a sociedade civil. Na plenária final, foram eleitos seis membros da sociedade civil, quatro do poder público e um das comunidades tradicionais para a etapa estadual da Conferência, que ocorrerá em setembro.

*Samuel Averbug é jornalista, gestor de conteúdo e blogueiro (http://samuelaverbug.blogspot.com)

Fonte: Folha de Niterói

2 comentários:

  1. A iniciativa é muito boa. Entretanto, há de se criar um programa de disseminação da educação no trânsito mais intensa. A punição (multa), para todo os envolvidos, deverá ser séria e justa. A fiscalização deverá ser intensa e permanente. Não adianta somente oferecer a infraestrutura. Não esqueçam da SEGURANÇA.

    ResponderExcluir
  2. Grato pela entrevista Axel.
    Matéria republicada em http://samuelaverbug.blogspot.com, com alguns acréscimos.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.