No início da atual gestão, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves criou o EGP-Nit - Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, instituído pela Lei 3023/2013, publicada em 23 de março de 2013, com a finalidade de:
I - elaborar o modelo de Gestão de Projetos do Município de Niterói;
II - identificar os entraves gerenciais que dificultam a execução dos projetos e apontar as soluções para contorná-los;
III - realizar a captação e intermediação do Município de Niterói com as fontes financiadoras de projetos da União, do Estado do Rio de Janeiro, dos bancos públicos, dos bancos multilaterais, das organizações internacionais e da iniciativa privada;
IV - a inscrição de todos os convênios com a união ou entidades federais no SICONV.
O EGP-Nit está sob a coordenação da Vice-Prefeitura, atuando na coordenação dos projetos estratégicos da Prefeitura, na articulação do trabalho dos órgãos da Prefeitura na elaboração de projetos transversais à estrutura formal e promovido a captação de recursos, principalmente junto ao Governo Federal.
Com a facilitação do EGP-Nit, já foram alcançados os seguintes resultados:
- Captação de recursos para a construção da TransOceânica, projeto que trará soluções para a mobilidade da Região Oceânica de Niterói.
- Negociação de recursos para projetos de mobilidade, incluindo o VLT Charitas-Centro.
- Renegociação de contrato de empréstimo com o BID para investimentos de urbanização de comunidades, logística para o trânsito e melhorias no Centro de Niterói.
- Captação de recursos para a Contenção de Encostas
- Coordenação do Enseada Limpa - Projeto de Despoluição da Enseada de Jurujuba
- Etc.
Credito o sucesso e o reconhecimento ao trabalho do EGP-Nit a toda a nossa equipe e ao apoio que temos encontrado do prefeito Rodrigo Neves e dos demais órgãos da Prefeitura.
Sabemos que estamos só começando e que ainda temos muito pela frente, mas estamos certos que estamos no rumo certo para modernizar a administração e permitir que Niterói tenha uma gestão pública com a qualidade que a sua população espera.
Axel Grael
Vice-prefeito de Niterói
Coordenador do EGP-Nit
-----------------------------------------------------------------
Prefeitura reforça parceria com a Caixa Econômica Federal
O superintendente nacional da Caixa Econômica, José Umberto Pereira, e a nova superintendente da CEF para região de Niterói e Região dos Lagos, Edma Duarte Gaspar, foram recebidos, na tarde desta segunda-feira (5), pelo prefeito de Niterói em seu gabinete. Além de apresentar a nova superintendente regional ao prefeito, José Umberto e Edma também conversaram sobre a parceria da prefeitura com a CEF em diversos projetos de investimentos no município, cujo montante chega a cerca de R$ 800 milhões.
"... o trabalho do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), criado pela atual administração, é considerado um modelo pela Caixa que deve ser seguido por outros municípios".
O prefeito pediu empenho dos representantes do banco com relação a uma solução definitiva para as obras do conjunto habitacional Zilda Arns. “Além de dar boas vindas à nova superintendente, conversamos sobre o conjunto Zilda Arns. A conclusão deste empreendimento é muito importante para as famílias que ainda estão em abrigos na cidade”, afirmou o prefeito.
José Umberto elogiou o empenho do prefeito de Niterói na busca de verbas para a cidade e a qualidade técnica dos projetos que o município apresentou à CEF. “O êxito do município está no empenho do prefeito nas parcerias com o governo federal. Os projetos apresentados têm qualidade técnica muito boa. Um exemplo é o PAC das Encostas”, disse o superintendente.
O representante da CEF também destacou a atual gestão à frente da prefeitura, e ressaltou que o trabalho do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), criado pela atual administração, é considerado um modelo pela Caixa que deve ser seguido por outros municípios.
Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói
-------------------------------------------------
Saiba mais em:
Aprovada a criação do Escritório de Gestão de Projetos
Lei 3023/2013, que institui o EGP-Nit
Parabéns pelo EGP, esperamos em Itaipu nos bairros de Santo Antônio e Mar Alegre a aplicaçao do item II....
ResponderExcluirII - identificar os entraves gerenciais que dificultam a execução dos projetos e apontar as soluções para contorná-los;
Para o projeto executado em 50% e parado a mais de 20 meses de macrodrenangem da bacia do Santo Antonio, que atenderá também as enchentes dos bairros e da Estrada Francisco da Cruz Nunes.
Ricardo Pinheiro
r.pinheiro@hotmail.com