quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Superintendente da Caixa diz que EGP de Niterói é considerado modelo



No início da atual gestão, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves criou o EGP-Nit - Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, instituído pela Lei 3023/2013, publicada em 23 de março de 2013, com a finalidade de:

I - elaborar o modelo de Gestão de Projetos do Município de Niterói;
II - identificar os entraves gerenciais que dificultam a execução dos projetos e apontar as soluções para contorná-los;
III - realizar a captação e intermediação do Município de Niterói com as fontes financiadoras de projetos da União, do Estado do Rio de Janeiro, dos bancos públicos, dos bancos multilaterais, das organizações internacionais e da iniciativa privada;
IV - a inscrição de todos os convênios com a união ou entidades federais no SICONV.

O EGP-Nit está sob a coordenação da Vice-Prefeitura, atuando na coordenação dos projetos estratégicos da Prefeitura, na articulação do trabalho dos órgãos da Prefeitura na elaboração de projetos transversais à estrutura formal e promovido a captação de recursos, principalmente junto ao Governo Federal.

Com a facilitação do EGP-Nit, já foram alcançados os seguintes resultados:
  • Captação de recursos para a construção da TransOceânica, projeto que trará soluções para a mobilidade da Região Oceânica de Niterói.
  • Negociação de recursos para projetos de mobilidade, incluindo o VLT Charitas-Centro.
  • Renegociação de contrato de empréstimo com o BID para investimentos de urbanização de comunidades, logística para o trânsito e melhorias no Centro de Niterói.
  • Captação de recursos para a Contenção de Encostas
  • Coordenação do Enseada Limpa - Projeto de Despoluição da Enseada de Jurujuba
  • Etc.
Estas iniciativas resultaram em recursos para Niterói da ordem de R$ 800 milhões. Além disso, o EGP-Nit supervisiona os projetos em execução, cuidando para que os procedimentos de prestação de contas e execução das obras sejam feitos conforme as normas e os compromissos conveniados, evitando que a Prefeitura volte à situação de inadimplência com o Governo Federal, situação esta encontrada no início da gestão e que perdurava há cerca de 5 anos, impedindo que a cidade tivesse acesso às fontes de recursos para as suas demandas de investimentos.

Credito o sucesso e o reconhecimento ao trabalho do EGP-Nit a toda a nossa equipe e ao apoio que temos encontrado do prefeito Rodrigo Neves e dos demais órgãos da Prefeitura.

Sabemos que estamos só começando e que ainda temos muito pela frente, mas estamos certos que estamos no rumo certo para modernizar a administração e permitir que Niterói tenha uma gestão pública com a qualidade que a sua população espera.

Axel Grael
Vice-prefeito de Niterói
Coordenador do EGP-Nit

-----------------------------------------------------------------

Prefeitura reforça parceria com a Caixa Econômica Federal



O superintendente nacional da Caixa Econômica, José Umberto Pereira, e a nova superintendente da CEF para região de Niterói e Região dos Lagos, Edma Duarte Gaspar, foram recebidos, na tarde desta segunda-feira (5), pelo prefeito de Niterói em seu gabinete. Além de apresentar a nova superintendente regional ao prefeito, José Umberto e Edma também conversaram sobre a parceria da prefeitura com a CEF em diversos projetos de investimentos no município, cujo montante chega a cerca de R$ 800 milhões. 


"... o trabalho do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), criado pela atual administração, é considerado um modelo pela Caixa que deve ser seguido por outros municípios".

O prefeito pediu empenho dos representantes do banco com relação a uma solução definitiva para as obras do conjunto habitacional Zilda Arns. “Além de dar boas vindas à nova superintendente, conversamos sobre o conjunto Zilda Arns. A conclusão deste empreendimento é muito importante para as famílias que ainda estão em abrigos na cidade”, afirmou o prefeito.

José Umberto elogiou o empenho do prefeito de Niterói na busca de verbas para a cidade e a qualidade técnica dos projetos que o município apresentou à CEF. “O êxito do município está no empenho do prefeito nas parcerias com o governo federal. Os projetos apresentados têm qualidade técnica muito boa. Um exemplo é o PAC das Encostas”, disse o superintendente.

O representante da CEF também destacou a atual gestão à frente da prefeitura, e ressaltou que o trabalho do Escritório de Gestão de Projetos (EGP), criado pela atual administração, é considerado um modelo pela Caixa que deve ser seguido por outros municípios.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói


-------------------------------------------------
Saiba mais em:

Aprovada a criação do Escritório de Gestão de Projetos
Lei 3023/2013, que institui o EGP-Nit

Um comentário:

  1. Parabéns pelo EGP, esperamos em Itaipu nos bairros de Santo Antônio e Mar Alegre a aplicaçao do item II....
    II - identificar os entraves gerenciais que dificultam a execução dos projetos e apontar as soluções para contorná-los;

    Para o projeto executado em 50% e parado a mais de 20 meses de macrodrenangem da bacia do Santo Antonio, que atenderá também as enchentes dos bairros e da Estrada Francisco da Cruz Nunes.

    Ricardo Pinheiro
    r.pinheiro@hotmail.com

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.