domingo, 4 de agosto de 2013

Torben Grael vê Olimpíada do Rio como motivação para virar treinador



Medalhista foi apresentado como o novo treinador- chefe da seleção nacional de vela

AE - Agência Estado

RIO - Maior medalhista da história olímpica brasileira, Torben Grael é o novo treinador-chefe da seleção nacional de vela. O cinco vezes medalhista em Jogos Olímpicos assumiu o cargo nesta sexta-feira, quando foi apresentado pelo Comitê Olímpico Internacional (COB). Torben afirma que a possibilidade de ajudar ao País a brilhar em casa, nos Jogos do Rio/2016, o motivou a assumir o novo desafio na carreira.

"Não é todo dia que temos os Jogos Olímpicos na nossa casa. Esse foi principal motivo que me fez aceitar esse desafio. Serão Jogos Olímpicos especiais para o Brasil e eu ter a oportunidade de poder transmitir um pouco da minha experiência, do meu conhecimento, para que possamos manter a tradição dos bons resultados da vela aqui no Rio 2016 é o ponto mais importante da minha decisão", comentou Torben.

Na seleção, ele terá o privilégio de trabalhar com os próprios filhos. Martine Grael é a principal velejadora do País na nova classe olímpica 49er FX e ocupa o segundo lugar do ranking mundial ao lado de Kahena Kunze. Marco Grael é o segundo melhor brasileiro do ranking na 49er com Gabriel Borges. Mas o começo do trabalho de Torben será ao lado de Robert Scheidt, num camping da classe Laser, na Escola Naval, no Rio. Os dois têm cinco medalhas olímpicas cada.

O novo treinador acredita que a equipe brasileira tem condições de repetir conquistas como as dele nos Jogo do Rio. "Três anos é muito tempo e nenhum desses atletas que estão tentando a vaga em 2016 começou agora a preparação. Todos eles vêm de outras campanhas e já vêm se preparando anteriormente. Há muito o que se fazer daqui até os Jogos e realmente pode-se melhorar ainda mais esse nível de preparação que eles já possuem no momento", comentou Torben, na coletiva promovida pelo COB, que será responsável por pagar o seu salário.

O velejador de 53 anos destaca a importância de a equipe brasileira aproveitar o fator casa nos Jogos do Rio. Para tanto, pensa em treinar regularmente na Baía de Guanabara. "O fato de conhecermos o local de competição é um fator importante", diz ele, lembrando da necessidade de limpeza do loca. "Existe uma melhora na qualidade da água por causa da maior vigilância das indústrias e do tratamento do esgoto. Mas temos que diminuir a quantidade de detritos. Com poucas ações podemos melhorar muito. É um problema que pode afetar qualquer velejador, brasileiro ou estrangeiro", ressaltou o treinador.

Torben Grael trabalhará auxiliado por Eduardo Penido, medalha de ouro da vela em Moscou 1980, e coordenará o trabalho dos treinadores pessoais dos atletas da seleção.

Fonte: Agência Estado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.