terça-feira, 20 de agosto de 2013

Niterói se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016


O prefeito Rodrigo Neves disse que o objetivo é fomentar a cadeia produtiva do esporte na cidade, vice-prefeito Axel Grael quer que cidade tenha legado. Foto: Marcelo Feitosa

Vinicius Rodrigues

Prefeitura apresenta ao Comitê Olímpico Brasileiro plano de integração da cidade para os Jogos. Complexo do Caio Martins será revitalizado e mais dois complexos serão construídos na cidade

O Complexo Esportivo do Caio Martins, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, receberá revitalização completa em três anos e todas as escolas municipais da cidade receberão quadras poliesportivas para abrigar até 10 modalidades com o objetivo de formar atletas para as Olimpíadas e Paralimpíadas que acontecerão no Rio de Janeiro em 2016. Os projetos fazem parte do plano de integração ‘Niterói nas Olimpíadas 2016’, que foi apresentado pelo prefeito Rodrigo Neves ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), no início da manhã desta segunda-feira, no Solar do Jambeiro, no Ingá, Zona Sul de Niterói.
A cerimônia contou com o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o secretário estadual de Esportes, André Lazaroni, o vice-prefeito Axel Grael, do treinador-chefe da seleção nacional de vela, Torben Grael, além do Coordenador de Gestão da Andef e primeiro presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), João Batista Carvalho, parte do secretariado municipal e vereadores da cidade.

Axel Grael mostrou as oportunidades que a cidade terá, tais como a promoção de Niterói como destino turístico, a recepção de equipes olímpicas brasileiras e estrangeiras e o fortalecimento do protagonismo esportivo da cidade, dando oportunidades aos atletas locais, atraindo atletas olímpicos e paralímpicos e fomentando a cadeia produtiva do esporte e do turismo.



Um dos principais pontos do plano é a oferta de infraestrutura esportiva para a aclimatação de delegações internacionais, principalmente de vela. Iates clubes da cidade já começaram a receber atletas estrangeiros da modalidade.

Delegações da Áustria, Nova Zelândia e da Irlanda já começaram a chegar a Niterói para a aclimatação. Atletas da Itália e da Alemanha já estão em entendimentos para vir para a cidade. De acordo com o vice-prefeito, a expectativa é que o município receba até 40 delegações internacionais.

Projetando o futuro – Segundo Axel Grael, a cidade está preparando uma infraestrutura esportiva através de parcerias com clubes náuticos, organizações especializadas (Projeto Grael, Andef), instalações militares e instalações públicas, como o Complexo Esportivo do Caio Martins. Além disso, o Barreto e a Região Oceânica receberão um centro esportivo, cada. De acordo com o vice-prefeito, a expectativa é que o município receba até 40 delegações internacionais.

“O Caio Martins será um espaço fundamental para o desenvolvimento dos atletas. Acredito que no mês que vem teremos um detalhamento maior de como funcionará aquele espaço que está subaproveitado. Outro local que passará por reformas é a Concha Acústica, no Ingá. Além disso, queremos que as escolas municipais tenham quadras poliesportivas para incentivar a prática do esporte”, disse Axel.

O prefeito Rodrigo Neves disse que as escolas que não têm condições para receber as quadras, clubes e até condomínios próximos às escolas e que dispuserem do espaço, serão aproveitados através de parcerias com a Prefeitura de Niterói. “Queremos fomentar a cadeia produtiva do esporte na cidade”, falou Rodrigo Neves.

Eventos – Uma prévia de como a cidade se comportará nos anos que antecedem as olimpíadas, Niterói receberá a Semana Brasileira de Vela, em São Francisco e a Semana do Esporte, ambos no ano que vem. Além disso, a cidade receberá os campeonatos mundiais e regatas internacionais de classes olímpicas da modalidade em 2015 e 2016, respectivamente.

O vice-prefeito citou ainda que fazem parte do plano olímpico investimentos de infraestrutura urbana e mobilidade que a cidade receberá nos próximos meses, como a revitalização do Centro e a Transoceânica, a promoção do turismo na cidade (Caminho Niemeyer, Circuito dos Fortes, Circuito Niterói de Bicicleta, Circuito Gastronômico, ecoturismo e praias), além de ações de meio-ambiente, como o programa Enseada Limpa, de despoluição da enseada de Jurujuba.

Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que conhece o potencial da cidade, uma vez que Niterói é referência no estado do Rio de Janeiro. “Os niteroienses podem ter certeza que este lugar é um celeiro de atletas. A cidade é tradição de bons resultados no Remo, na Vela e no Rúgbi, além do CPB ter sido fundado aqui”, disse.

Fonte: O Fluminense

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.