terça-feira, 20 de agosto de 2013

Prefeitura de Niterói apresenta ao COB plano de integração da cidade às Olimpíadas de 2016




O prefeito de Niterói e o vice-prefeito, Axel Grael, apresentaram na manhã desta segunda-feira (19/8) ao presidente dos comitês Olímpico Brasileiro (COB) e Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, Carlos Arthur Nuzman, o Plano de Integração de Niterói aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecem na cidade do Rio de Janeiro daqui a três anos.

Um dos principais pontos do plano é a oferta de infraestrutura esportiva para a aclimantação de delegações internacionais, principalmente de vela. Iates clubes da cidade já começaram a receber atletas estrangeiros da modalidade.

Delegações da Áustria, Nova Zelândia e da Irlanda já começaram a chegar a Niterói para a aclimatação. Atletas da Itália e da Alemanha já estão em entendimentos para vir para a cidade.

Além dos clubes náuticos, instalações militares, o Projeto Grael e espaços públicos também poderão receber os estrangeiros. De acordo com o vice-prefeito, a expectativa é que o município receba até 40 delegações internacionais.

Outro item importante do plano é o aumento do número de leitos em hotéis da cidade. No início do ano, Niterói contava com 400 e a meta, até 2016, é chegar aos 4 mil. De acordo com o prefeito, até o ano que vem, com a chegada de novos empreendimentos, o município poderá já ter 1.500.

Em razão da forte tradição de Niterói na vela, a Prefeitura pretende organizar grandes eventos internacionais da modalidade para os próximos anos. Um deles seria a Semana Brasileira da Vela. A expectativa é realizar a primeira em novembro, na praia de São Francisco, e contar com os melhores atletas do esporte, além de eventos culturais.

Faz parte do plano também a realização de campeonatos mundiais e regatas internacionais em 2015.

"Niterói é referência nacional e internacional na vela. Temos uma das melhores estruturas para a prática do esporte no país. Queremos consolidar Niterói como a cidade da vela", disse Axel Grael.




Os Jogos Paralímpicos também são meta no plano apresentado a Nuzman. A Prefeitura vai fazer parcerias com a Andef (Associação Niteroiense de Deficientes Físicos), aclimatações, hospedagens de delegações e eventos. Niterói também tem uma grande tradição paralímpica: o Comitê Paralímpico Brasileiro foi criado na cidade. Axel afirmou que o plano tem como objetivo deixar um legado para a cidade após as Olimpíadas.

Além de receber delegações e organizar eventos, o plano olímpico de Niterói também terá investimentos em equipamentos esportivos que ficarão para as gerações futuras.
Uma delas será a revitalização do complexo esportivo do Caio Martins, em Santa Rosa, em uma parceria com o governo do estado. A Concha Acústica também vai passar por obras de melhoria para poder receber mais atividades esportivas.

Niterói ganhará também nos próximos anos dois novos centros esportivos, um deles no Barreto, na zona norte, e o outro na Região Oceânica. Esporte nas escolas.

O plano olímpico de Niterói vai além da preparação para os Jogos. Um dos objetivos é engajar a prática esportiva na rede municipal de ensino com o projeto "Esporte na Escola".

De acordo com o vice-prefeito, a meta é toda escola ter uma quadra esportiva e estimular a prática de dez modalidades, entre elas o vôlei, basquete, handebol, canoagem, vela, remo, badminton e judô, além de criar estrutura para a formação de novos atletas na cidade.

Outro legado importante que as Olimpíadas de 2016 podem trazer para a cidade, segundo Axel Grael, é fomentar a cadeia produtiva do esporte no município.

O vice-prefeito citou ainda que fazem parte do plano olímpico investimentos de infraestrutura urbana e mobilidade que a cidade receberá nos próximos meses, como a revitalização do centro e a Transoceânica, a promoção do turismo na cidade (Caminho Niemeyer, Circuito dos Fortes,
Circuito Niterói de Bicicleta, Circuito Gastronômico, ecoturismo e praias), além de ações de meio-ambiente, como o programa Enseada Limpa, de despoluição da enseada de Jurujuba.

O prefeito disse que, desde janeiro, vem conversando com Nuzman sobre a importância da integração de Niterói aos Jogos Olímpicos de 2016. Ele destacou a importância das parcerias com os outros níveis de governo e do potencial da cidade.

"Niterói diante da herança que recebemos tem conseguido superar os problemas em função da união da Prefeitura com os governos federal e estadual em várias frentes. Niterói é uma cidade com todas as condições de ter uma integração positiva com os Jogos de 2016. Temos qualidade de vida, alto Índice de Desenvolvimento Humano, maior renda média do Estado, tradição esportiva e belezas naturais. Nossa cidade tem um grande potencial e uma relação de complementariedade com o Rio. Esse programa de integração com as Olimpíadas ficou extraordinário", declarou.

Nuzman elogiou a iniciativa da Prefeitura.

"Agradeço o prefeito pela vontade no projeto que vai devolver a Niterói o destaque merecido que a cidade tem no Brasil. Esse plano é excelente e a forma como ele vem sendo tratado pelo prefeito, tenho certeza de que o objetivo será alcançado. Com essa integração, Niterói terá um futuro consagrador. Daqui já saíram campeões olímpicos e muitos medalhistas", afirmou.

Participaram também da apresentação do projeto o secretário estadual de Esportes e Lazer, André Lazaroni, o secretário municipal de Esportes e Lazer de Niterói, Marcelo Ferreira, e o iatista Torben Grael, bicampeão olímpico.

 Fotos: Janaína Gouvêa

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Veja mais em: Niterói se prepara para os Jogos Olímpicos de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.