terça-feira, 6 de agosto de 2013

Prefeitura de Niterói conclui escavação do túnel do mergulhão da Marquês do Paraná




Cumprindo mais um compromisso assumido com a população da cidade, o prefeito de Niterói, anunciou na manhã desta segunda-feira (5/8) a conclusão do túnel do mergulhão da avenida Marquês do Paraná, no centro. Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael, de secretários municipais e vereadores, o chefe do Executivo municipal percorreu os 150 metros do túnel já escavado e reiterou que toda a obra será inaugurada na primeira quinzena de novembro, mês de aniversário da cidade.

Nos próximos dois meses, serão feitas a concretagem e a colocação de estacas raiz para que o mergulhão esteja pronto.

"Estamos concluindo a perfuração do túnel. É um momento muito especial, histórico porque a população de Niterói não aguentava mais a falta de transparência e de descaso que observamos nos últimos quatro anos. Realizamos a obra de maneira transparente, informando à sociedade cada passo dela. Isso evidencia nosso compromissos com a população. Vimos a luz no fim do túnel. E em novembro, vamos entregar um presente de aniversário para Niterói que é a obra inaugurada", disse.

O prefeito afirmou que, com o mergulhão pronto e a reversível da avenida Roberto Silveira, o tempo de deslocamento da descida da ponte até Icaraí que, em janeiro, era de 40 minutos, será reduzido para seis ou sete minutos.

O chefe do Executivo municipal disse também que o túnel do mergulhão ganhará o nome da ex-vereadora Ângela Fernandes, que morreu em julho, pelos seus serviços prestados à cidade. "Ângela foi a primeira presidenta da associação de moradores de Icaraí, a primeira presidenta da associação de pais do Abel, vereadora, acho justo que se faça uma homenagem a uma pessoa que se dedicou tanto à cidade, que não tinha inimigos. E a Ângela vai estará aqui perpetuada neste túnel por onde gerações futuras vão passar durante anos", disse.

O prefeito afirmou que sua administração recebeu a obra do mergulhão parada, sem projeto executivo e sem estudo de sondagem. "É mais difícil consertar uma obra que foi iniciada sem estudos, sem projetos e sem um diagnóstico preciso do que iniciar uma nova. Nós aqui, em janeiro, fevereiro e março, desenvolvemos estudos de sondagem com equipamentos sofisticados para verificar se tinha pedra, rio, com o apoio dos melhores calculistas do Brasil. A partir disso, foi feito um projeto de engenharia para desenvolver todo o traçado, o reforço das estruturas com cimento líquido (jet-grouting) e o rebaixamento do lençol freático. E em maio, começamos a perfurar o túnel", explicou.

O chefe do Executivo municipal disse que a conclusão do mergulhão vai trazer uma motivação ainda maior para o atual governo dar novos passos e comentou sobre o início das obras da Transoceânica, que vai ligar o Engenho do Mato a Charitas, com túnel e sistema de BRT. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2014.

O prefeito fez questão de agradecer aos funcionários e aos engenheiros envolvidos a obra do mergulhão.

Fotos: Luciana Carneiro

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.