domingo, 20 de novembro de 2011

Barcos "pegam carona" para cobrir grandes distâncias e para evitar piratas

Como um cisne tranportando e protegendo os seus filhotes...

A foto acima é de um navio que presta um serviço chamado DYT - Dockwyse Yacht Transport. O navio submerge parcialmente para permitir que os barcos de luxo "venham a bordo", utilizando um sistema chamado "float on/float off". O serviço da empresa transportadora é utilizado por iates que precisam cruzar o Estreito de Oman, onde os piratas da Somália têm aterorizado os navegadores e já causaram dezenas de assassinatos.

É sempre bom lembrar que o litoral brasileiro também é considerado de alto risco de pirataria. Ataques de bandidos a embarcações já causaram várias vítimas.

O sistema também transpota embarcações entre centros de intensa atividade de navegação de esporte e lazer, como os EUA, Europa e Ásia/Oceania.

Leia mais em DYT

---------------------------------------
Comentário:

No Facebook, recebi a sugestão de Anderson Porto do vídeo no YouTube que apresenta um documentário abordando o problema da pirataria e relata abusos atribuídos a empresas ligadas às grandes potências econômicas mundiais, que, segundo a denúncia, praticam a pesca predatória nas águas somalis, despejam lixo tóxico na região e contribuem para a miséria ultrajante daquele país.

Veja o vídeo em:

4 comentários:

  1. Isso é uma propaganda ou o blog está querendo anunciante? Gostaria de ver o estudo que diz que o litoral brasileiro é considerado de alto risco para o navegante amador. Nelson Mattos Filho

    ResponderExcluir
  2. Meu Blog nunca buscou anunciante, mas você tem alguma sugestão???
    Estou curioso para saber o motivo do tom do seu comentário, mas se quiser um relatório que indique o litoral brasileiro como de risco, veja em http://axelgrael.blogspot.com/2010/02/brasil-na-lista-da-pirataria.html
    Ou, o que você teria a dizer sobre:
    http://axelgrael.blogspot.com/2011/07/10-anos-da-morte-de-sir-peter-blake.html
    ou
    http://axelgrael.blogspot.com/2011/07/para-quer-criar-forca-especial-para.html

    O Brasil precisa pensar com seriedade e urgência numa Guarda Costeira e não negar o óbvio!!!
    Axel Grael

    ResponderExcluir
  3. DESCULPA MAS NO SEU TÍTULO ...(PIRATA)realmente quem sera que são os verdadeiros "piratas"...
    Como podem jogar lixo na "casa" da Somália. E estão contaminando o ambiente e os próprios peixes que pescam.
    Se cuida Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Wa Mor.
    Aceito a crítica. O termo pirata sempre foi tendencioso, mesmo na época das grandes navegações. Mas, o termo é usado para designar os ataques somalis mesmo nos organismos multilaterais, como a IMO e outras organizações que regem as navegações.
    Vou deixar o termo "pirata" no título, pois estou gostando do debate suscitado. Interessante que veio de uma postagem despretenciosa: uma pura curiosidade em torno e uma imagem...
    Mas, é a isso que nos propomos. Levantar debate e reflexão sobre estes temas...
    Axel

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.