quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Volvo Ocean Race impulsiona turismo nas cidades-sede da regata

Ericsson 4, barco sueco comandado por Torben Grael na vitoriosa participação na última VOR.


A cidade espanhola de Alicante volta a experimentar os impactos positivos da Volvo Ocean Race e a brasileira Itajaí acompanhará os passos da primeira anfitriã da Volta ao Mundo 2011/2012. Todas as 10 cidades-sede são obrigadas a seguir uma série de encargos para atender as exigências e receber barcos, equipes de terra e turistas. Por isso, o desenvolvimento do setor é uma das plataformas da VOR.

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Itajaí, Jandir Bellini e por representantes de várias entidades de classe de Santa Catarina está na Espanha para acompanhar o processo. Visitas às paradas fazem parte de todos os protocolos oficiais de qualquer evento de alto nível, como Copa do Mundo e Olimpíada.

Alicante, por exemplo, sediará a largada neste sábado (5) e já está escalada para a próxima edição. Na última passagem do circo da Volta ao Mundo houve impacto econômico de R$ 175 milhões, além da geração de 1.500 empregos. A cidade vive o clima do evento, com sinalização em todas avenidas e em várias lojas. Só neste final de semana, a vila da regata recebeu 120 mil pessoas. Nesta terça-feira, feriado de todos os santos na Espanha, um grande contingente visitou o local.

De olho em março e abril de 2012, Itajaí investe na formação de profissionais para prestação de serviço desde o anúncio da VOR 2011/2012, no ano passado. A Univali encabeça o trabalho nesta área. Outros projetos de infraestrutura são desenvolvidos para garantir que o turista e até os empresários sejam atraídos para a cidade.

"Temos de ser competentes e profissionais para abrir inúmeras oportunidades no futuro. O objetivo é alavancar o turismo com a Volvo e ações estão sendo feitas. A hospitalidade é o diferencial do Estado, considerado a melhor região do País em destino turístico. Quem ganha com o evento são os catarinenses", enfatizou Cimélio Pereira, presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado de Santa Catarina.

Ao todo, a Volvo Ocean Race custa R$ 300 milhões, mas os investimentos com infraestrutura não estão contabilizados. Em 2008/2009, o número de visitantes nas paradas atingiu quase quatro milhões.

Entre os times, Abu Dhabi Racing (Emirados Árabes), CAMPER with New Zealand Racing Team (Nova Zelândia/Espanha), Groupama Sailing Team (França), PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (EUA), Team Sanya (China) e Team Telefónica (Espanha) investiram cerca de R$ 27 milhões cada um para enfrentar as 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) da edição 2011/12.

Treinos dos seis Volvo Open 70

Faltando quatro dias para a partida, os seis times definem estratégias e regulam os barcos para a primeira perna. Os imponentes Volvo Open 70 são as atrações principais da Vila da Regata em Alicante. Mas, 16 veleiros que fizeram a história das 10 edições da VOR também recebem flashs dos visitantes. A Regata das Lendas começa a valer pontos nesta quarta-feira e terá, entre as atrações, o brasileiro Torben Grael, campeão em 2008/2009.

Fonte: 360 Graus

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