quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Agricultor que não fizer queimadas e emitir pouco carbono terá incentivo do governo

Governo oferece financiamentos para plantações que emitem pouco carbono

Em audiência, representantes do governo disseram que a agricultura de baixo carbono do Brasil deveria servir de exemplo para o mundo; objetivos principais são combater mudanças climáticas e aumentar produtividade.

Carlos Magno Brandão, Eduardo Delgado Assad, senador Sérgio Souza e deputado Márcio Macêdo na audiência pública.

A agricultura de baixo carbono (ABC) do Brasil deveria servir de exemplo para o mundo, disse o diretor do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade do Ministério da Agricultura, Carlos Magno Brandão.

A ABC é a agricultura que adota técnicas sustentáveis, de modo a reduzir a emissão dos gases que provocam o efeito estufa e as mudanças climáticas.

Uma das técnicas é o plantio direto na palha, que utiliza a palha da cultura anterior. Essa técnica dispensa o revolvimento do solo, evita a erosão, utiliza menos água, reduz o gasto de combustível e aumenta a produtividade.

Carlos Brandão falou anteontem na audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas que debateu o Plano de Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC), do governo federal.

— O Plano ABC permite o aumento de renda e da produção de forma sustentável — disse Brandão.

Para que o Plano ABC seja posto em prática, o produtor rural conta com linhas de financiamento com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Para a safra 2012, preveem-se mais de R$ 3 bilhões para incentivar processos tecnológicos que neutralizem ou minimizem os efeitos dos gases de efeito estufa no campo.

Para o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Delgado Assad, o ABC é uma das maiores ações do mundo na área de agricultura sustentável.

— O Brasil hoje é um dos principais participantes do jogo econômico global. O país está fazendo o seu trabalho e fazendo muito bem — afirmou.

Assad lembrou que os desastres naturais têm feito cada vez mais vítimas.

De acordo com ele, a agricultura de baixo carbono tem muito a contribuir com a qualidade do clima e da produção sustentável do Brasil.

— A agricultura ABC é uma realidade, mas precisa do apoio de todos os setores para funcionar bem. Não é algo que pertence a um ministério. Pertence ao Brasil — disse Assad.

Desmatamento

Sérgio Souza (PMDB-PR), que presidiu a audiência de anteontem, lembrou que a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187/09) foi aprovada pelo Congresso no final de 2009 — o que mostra a preocupação do país com a sustentabilidade.

O senador comemorou outros avanços do país. Citou uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que aponta queda de 43% no desmatamento na Amazônia em setembro em comparação com o mesmo mês de 2010.

Segundo outro representante do Ministério da Agricultura, Elvison Nunes Ramos, a ideia é que a produção agrícola e pecuária garanta mais renda ao produtor, mais alimentos para a população e aumente a proteção ao meio ambiente.
 
Fonte: Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.