segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Ondas gigantes danificam barcos na primeira perna da Volvo Ocean Race

O barco Abu Dhabi, com o mastro partido, retorna para Alicante, na Espanha. Foto Paul Todd / Volvo Ocean Race.

Sanya veleja antes do acidente que provocou avaria no casco. Foto Paul Todd / Volvo Ocean Race



Abu Dhabi e Sanya tomam susto e estão temporariamente suspensos da regata


Itajaí (SC) - Na primeira noite da primeira perna da Volvo Ocean Race, os competidores já puderam sentir as dificuldades que irão enfrentar para concluir as 39 mil milhas náuticas durante os próximos oito meses de competição. Abu Dhabi e Sanya sofreram danos no barco após enfrentarem ondas gigantes na costa espanhola e estão temporariamente suspensos da competição. O Abu Dhabi está em Alicante trocando o mastro e quer voltar para a regata dentro de dois dias, já o Sanya só deverá retomar a prova na segunda perna, na Cidade do Cabo.

O Sanya teve o casco bastante danificado após enfrentar ventos acima de 40 nós e as ondas de mais de 10 metros de altura no Mar Mediterrâneo, considerando um dos mais traiçoeiros do trajeto.

"Todos estão desapontados obviamente, mas graças a Deus estamos seguros, o que é mais importante. O que nos deixa mais tranquilos é que os danos não foram causados por algo que nós fizemos e sim por um acidente de percurso. São visíveis um rasgo na lateral e as fibras de carbono descascando. Não nos iludimos, mas nós voltaremos o mais breve possível e com força", relatou o comandante Mike Sanderson.

O veleiro está no porto de Motril, a 250 quilômetros de Alicante, e a equipe está definindo se começa a consertá-lo na Espanha ou leva o veleiro como está para a África.

Já no barco árabe, o mastro se partiu em três partes e assustou os tripulantes, que retornaram para Alicante (Espanha) para consertar os danos. Apesar do começo inesperado, a equipe se mostrou motivada para continuar na maior regata de volta ao mundo.

"O nome do nosso barco é Azzam, que significa determinação, e é exatamente o que estamos sentindo agora. Nós queremos voltar para a água e dar 110% do nosso esforço. É claro que é difícil pensar sobre o que aconteceu, pois foi o dia mais assustador da minha vida. O que tiver que ser será e nós ainda queremos ganhar essa regata ", afirmou Adil Khalid, um dos mais novos velejadores da competição (23 anos). Ele foi foi escolhido entre mais de 120 candidatos para ser o primeiro dos Emirados para competir na Volvo Ocean Race.

O time árabe espera voltar para a regata dentro de dois dias e aproveitar a calmaria tradicional no Atlântico para alcançar a flotilha.

CAMPER lidera nas primeiras 48 horas - No segundo dia em alto mar, a equipe do Camper lidera a competição no Mediterrâneo com meia milha de vantagem para o Telefónica, segundo colocado, seguido do Groupama, que também está muito próximo, a 0,8 milha, e do Puma, a 5,3 milhas do líder.

No final da tarde desta segunda-feira (horário do Brasil) as equipes acabaram de passar pelo Estreito de Gibraltar e estão chegando ao Oceano Atlântico. Os ventos diminuíram bastante e os veleiros estão quase parados, navegando a 3 nós (5,5 km/h).

"O próximo desafio é em uma área com ventos fracos e quanto melhor navegarmos mais favorável será para a equipe permanecer na liderança", comentou Hamish Hooper, do Camper.

Regata chega na África do Sul no final de novembro - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começou no porto espanhol de Alicante no dia 29 de outubro. A largada rumo à cidade do Cabo foi dada no sábado (5) e a previsão de chegada dos barcos em território africano é 25 de novembro, depois de 6.500 milhas náuticas (12.044 km).

A segunda perna, entre Cidade do Cabo e Abu Dhabi (Emirados Árabes) tem largada em 11 de dezembro para percurso de 5.430 milhas náuticas (10.060 km). Depois, a flotilha segue para Sanya/China(4.600 milhas náuticas/8.520 km), Auckland/Nova Zelândia(5.220 milhas náuticas/9.670 km), ao redor do Cabo Horn até Itajaí/Brasil (6.705 milhas náuticas/12.420 km), Miami/EUA(4.800 milhas náuticas/8.890 km), Lisboa/Portugal(3.590 milhas náuticas/6.650 km), Lorient/França(1.940 milhas náuticas/3.590 km), finalizando a aventura em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway/Irlanda(485 milhas náuticas/898 km). Durante oito meses, os veleiros percorrerão 39.270 milhas náuticas (72.767 km).

Abu Dhabi (Emirados Árabes), CAMPER (Nova Zelândia/Espanha), Groupama (França), PUMA (EUA), Sanya (China) e Telefónica (Espanha) estão brigando pelo título da edição que está sendo considerada uma das mais equilibradas da história.

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) - A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da Volvo Ocean Race. As equipes velejarão 6.705 milhas náuticas (12.424 km) - o maior trecho da competição - pelos temidos mares do sul e tendo de contornar o Cabo Horn, considerado um dos locais mais perigosos para navegação do planeta.

A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata do Porto, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22 de abril.

Mais informações: http://www.volvooceanraceitajai.com/

-----------------------------------------

Assessoria de Comunicação Local da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race/ Porto de Itajaí
João Henrique Baggio - MTb: 4043
joca@portoitajai.com.br
Fones: 55 47 3341 8067/ 47 9959 3979/ 47 9964 9805



Assessoria de Comunicação Nacional da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race
ZDL - Flávio Perez - Mtb.: 45562 / Andressa Rufino
E-mail: flavio@zdl.com.br / andressa@zdl.com.br
Tel: 55 11 7803-5831 Nextel 86*87510
Siga a ZDL no twitter: twitter.com/ZDLcomunica
e no facebook ZDL Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.