quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Funai demite cacique que é anti Belo Monte

FÁTIMA LESSA , ESPECIAL PARA O ESTADO, CUIABÁ - O Estado de S.Paulo

A Fundação Nacional do Índio (Funai) demitiu, sem justificativas, sumariamente e sem aviso prévio, o cacique kayapó Megaron Txucarramãe da coordenação regional da Funai do município de Colíder, no Mato Grosso.

A exoneração do cacique foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, por meio de uma portaria, que comunica que "o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável da Funai, no uso das atribuições que lhe são conferidas resolve exonerar o servidor Megaron Txucarramae do cargo em comissão de coordenador regional, da Coordenação Regional de Colíder-MT". Megaron é sobrinho do cacique Raoni, um dos mais influentes das comunidades indígenas do País.

Política. Megaron acredita que a sua demissão é política. "Com certeza é por causa da minha oposição a Belo Monte e às hidrelétricas do Teles Pires e do Tapajós. Não tem outro motivo. É perseguição política. E eles são tão covardes que não me chamaram para conversar, só recebi a notificação da Funai", afirmou o cacique.

A reação dos kayapós à exoneração de um de seus maiores líderes foi imediata. Segundo a filha de Megaron, Mayalú Txucarramãe, os kayapós do Alto e do Médio Xingu estão se mobilizando para pressionar o governo a rever a demissão. Segundo ela, há uma posição unânime de que não será aceita qualquer tentativa de substituição de Megaron à frente da Funai de Colíder.

Na tarde de terça-feira os kayapós enviaram uma carta ao Ministério da Justiça, órgão ao qual a Funai está subordinada, exigindo a revogação da demissão. Eles também divulgaram uma nota pública condenado o ato.

Invasão. Na semana passada, cerca de 300 pessoas - indígenas, pescadores e ribeirinhos - ocuparam os canteiros de obras de Belo Monte. Um dia depois deixaram o local obedecendo a uma ordem judicial. Em Colíder, Megaron acampou na frente da Prefeitura contra Belo Monte.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.