quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ministra Izabella Teixeira apresenta proposta brasileira para a Rio+20 com ênfase na "economia verde inclusiva"

Ministra do Meio Ambiente apresenta proposta brasileira para Rio + 20. Foto: Antonio Cruz/ABr

Brasil apresenta proposta para Rio+20


O governo brasileiro considera a erradicação da pobreza elemento indispensável à concretização do desenvolvimento sustentável. Esta avaliação foi incluída na proposta apresentada pelo Brasil para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20. O documento oficial, entregue hoje (1) às Nações Unidas, reúne outras nove contribuições, como o fortalecimento do multilateralismo e o papel do Estado como indutor e regulador do desenvolvimento.

“A erradicação da pobreza extrema é condição necessária para a realização dos objetivos assumidos rumo ao desenvolvimento sustentável”, diz o documento.

Segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a proposta apresentada pelo Brasil, que sintetiza as demandas do governo, do setor produtivo e da sociedade, está amparada no desenvolvimento sustentável com inclusão social.

“É avançar nos próximos 20 anos com desenvolvimento sustentável inclusivo. Nós entendemos que a economia verde inclusiva é o caminho”, explicou a ministra.

A ministra ressaltou ainda o contexto de crise econômica que envolve a preparação da Rio + 20. Segundo ela, é o momento certo para mobilizar lideranças políticas na discussão de novos rumos para o desenvolvimento.

“O que a gente tem que considerar é o engajamento político. O mundo está em xeque em relação à questão energética, por exemplo. Esta é uma ponte que liga países desenvolvidos e em desenvolvimento. É uma oportunidade ímpar para oferecer um caminho de novas alternativas e reconhecer a liderança do Brasil. A Rio + 20 é uma conferência de construção de soluções.”

Já o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, avaliou que, politicamente, a Rio + 20 pode encaminhar soluções nas negociações sobre mudanças climáticas.

“A Conferência pode gerar entendimentos políticos e apontar caminhos de sustentabilidade que levem a uma solução ou a um passo adiante na solução do problema.”

A Rio+20 está marcada para junho de 2012, vinte anos depois da histórica Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992.

Fonte: Agência Brasil - Blog do Planalto
-------------------------------------------------
Acesse o documento do Ministério do Meio Ambiente para a Rio+20.

Um comentário:

  1. Pois se ela diz que o país está em xeque...aprovando a construção de belo monte,ela acaba com o jogo!
    Outros países e membros de ong's internacionais de "peso"no cenário mundial,NÃO concordam com essa construção,e a mesma NÃO e verde,muito menos sustentável.
    Tudo jogada política..Sr. Sarna,disse: "Nós decidimos a nossa política interna..."

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.