sábado, 30 de agosto de 2025

NITERÓI SE DESPEDE DE MÁRCIA SILVEIRA

Niterói se despediu hoje da socióloga Márcia Saad Silveira, uma grande personagem da cidade. Era uma pessoa doce, afável, de presença marcante, apesar da atitude mais discreta. Certamente fará muita falta.

Em 1980, fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE, uma organização ambientalista pioneira no RJ, de uma época que os termos "sustentabilidade" e "ambientalista" ainda não eram sequer utilizados. Naquela época, ainda éramos chamados de ecologistas e o termo sustentabilidade só surgiu anos depois, na preparação para a Rio-92. 

Eu presidi o MORE por muitos anos e contei com a Márcia como diretora em boa parte desse tempo. 

Filha de Roberto Silveira, ex-governador do antigo estado do RJ e irmã do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira (eleito anos depois), dentre nós Márcia era a mais experiente em política, portanto nos ajudava como estrategista e grande conselheira. Muitas das nossas reuniões aconteciam na casa da Beth, prima da Márcia, ou mesmo tendo como anfitriã a saudosa dona Ismélia Silveira, mãe da Márcia.

Lutamos contra a poluição da Baía de Guanabara, pelo saneamento de Niterói, contra a poluição das "fábricas de sardinha" de Jurujuba, da Ilha da Conceição e do Barreto. Também defendemos a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu e pela criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET.

Que a presença da Márcia continue a nos inspirar e a motivar para as boas causas.

Nossos sentimentos ao seu querido esposo Alberto Vianna, à família Saad Silveira e a todos os seus amigos.

Márcia presente!

Axel e Christa Grael 


6 comentários:

  1. Querido Casal Grael! Que texto Encantador! Afetuoso Abraço!
    Chico Aguiar

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Chiquinho. Márcia foi mesmo uma pessoa importante no começo da minha trajetória ambientalista. Uma amiga querida.

    ResponderExcluir
  3. Marcia espalhava doçura por onde passava.

    ResponderExcluir
  4. Querida Márcia sempre tão doce mas sempre também atuante. Conheci ainda menina quando frequentava a casa dela e usufruía do convívio com dona Ismenia, Jorge e Dora nas tardes agradáveis de São Francisco ….
    Tempo feliz
    Marcia querida

    ResponderExcluir
  5. Márcia era uma pessoa doce, tranquila e lutou muito pela vida, até o final! O céu esta em festa com a chegada dela! Sentiremos saudades. Que ela descanse em paz, junto de Jesus e Maria!

    ResponderExcluir
  6. Maria Carolina Sauma (sobrinha)3 de setembro de 2025 às 10:48

    Será lembrada sempre com o ar alegre mesmo que estivesse sentindo dor por conta da doença e uma ótima anfitriã. Que ela descanse em paz e que a luta dela pela a proteção do meio ambiente sempre seja uma obrigação da sociedade e não uma opção. Deixará muita saudade!!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.