Niterói se despediu hoje da socióloga Márcia Saad Silveira, uma grande personagem da cidade. Era uma pessoa doce, afável, de presença marcante, apesar da atitude mais discreta. Certamente fará muita falta.
Em 1980, fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE, uma organização ambientalista pioneira no RJ, de uma época que os termos "sustentabilidade" e "ambientalista" ainda não eram sequer utilizados. Naquela época éramos chamados de ecologistas e o termo sustentabilidade surgiu anos depois, na preparação para a Rio-92.
Eu presidi o MORE por muitos anos e contei com a Márcia como diretora em boa parte desse tempo.
Filha de Roberto Silveira, ex-governador do antigo estado do RJ e irmã do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira (eleito anos depois), dentre nós Márcia era a mais experiente em política, portanto nos ajudava como estrategista e grande conselheira. Muitas das nossas reuniões aconteceram na casa da Beth, prima da Márcia, ou mesmo tendo como anfitriã a saudosa dona Ismélia Silveira, mãe da Márcia.
Lutamos contra a poluição da Baía de Guanabara, pelo saneamento de Niterói, contra a poluição das "fábricas de sardinha" de Jurujuba, da Ilha da Conceição e do Barreto. Também defendemos a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu e pela criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca - PESET.
Que a presença da Márcia continue a nos inspirar e a motivar para as boas causas.
Nossos sentimentos ao seu querido esposo Alberto Vianna, à família Saad Silveira e a todos os seus amigos.
Márcia presente!
Axel e Christa Grael
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.