sexta-feira, 6 de setembro de 2024

NITERÓI DE BICICLETA SEGUE AVANÇANDO E CONQUISTA MAIS UM PRÊMIO NACIONAL

Inauguração da Ciclovia da Praia de Piratininga

Uma das nossas políticas públicas de maior sucesso e repercussão nacional é o Niterói de Bicicleta, que acaba de conquistar mais um prêmio nacional, desta vez foi durante o 11° Bicicultura - Encontro Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta e Cicloativismo  e o 13° Fórum Mundial da Bicicleta, realizado em Brasília. A equipe do Niterói de Bicicleta, liderada atualmente pela arquiteta e urbanista Helena Porto, esteve presente e recebeu a premiação numa das três categorias: "Levantamento de Dados e Pesquisas". Niterói competiu com o Contabike, considerado o maior sistema de contagem de ciclistas no Brasil que tem comprovado que temos a ciclovia mais movimentadas do Brasil.
I Encontro do Niterói de Bicicleta  foi realizado na sede do Projeto Grael no dia 13 de julho de 2013. Uma metodologia participativa permitiu traçar as rotas mais utilizadas pelos usuários da bicicleta, com o objetivo de estabelecer prioridades para a implantação de ciclovias.

O Niterói de Bicicleta foi inaugurado em 2013 e desenvolvido ao longo de todos esses anos de forma participativa e com prioridade no governo municipal. Os resultados estão nas ruas, na maciça adesão da população, que resulta nas ciclovias mais movimentadas do Brasil.

Na última terça-feira (03/09), o contabike da Avenida Marquês do Paraná contabilizou 5850 bicicletas passando por aquela que se transformou na ciclovia mais movimentada do País. Um recorde inimaginável há alguns anos.

E este está longe de ser o único número surpreendente. A cidade onde muita gente nunca acreditou que seria possível se deslocar sobre duas rodas, tem hoje 84km de ciclovias, mais de 17 mil inscritos no Bicicletário Arariboia e um sistema de bicicletas compartilhadas que, mesmo antes de estar completamente instalado já tem mais de 15 mil usuários e média de 3.100 viagens diárias.

Importante ressaltar que, diferente do que muitos pensam, as nossas roxinhas, como são carinhosamente chamadas as Nitbikes, tem sido mais utilizadas nos dias úteis, o que comprova que o niteroiense já adotou este uma nova opção de deslocamento para o trabalho, escola, compromissos...

Totem do contabike na Avenida Marquês do Paraná, a ciclovia mais movimentada do país.

Trata-se de um ganho, inclusive, difícil de calcular, seja na mobilidade urbana, na saúde da população e no Meio Ambiente, ainda mais no momento em que a descarbonização se faz cada vez mais imprescindível e urgente. Imagina, em 10 anos, a diferença na qualidade de vida de uma pessoa que hoje começou a pedalar.

Não à toa, nesta mesma semana, após oito meses de funcionamento, o Contabike venceu a categoria "Levantamento de Dados e Pesquisas" do XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil. A premiação é realizada pela organização Transporte Ativo, que busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, e tem como objetivo homenagear boas ideias e iniciativas em todo o País.

Todo este novo cenário é fruto de um intenso trabalho, realizado desde 2013, quando eu e Rodrigo Neves chegamos à Prefeitura de Niterói e criamos o Programa Niterói de Bicicleta. No início, quando começamos a falar de bicicleta chegaram a pintar no muro a frase "Grael, volte pra Copenhague!", numa clara referência à minha ascendência dinamarquesa. ☺

Nós, no entanto, nunca acreditamos que o privilégio de poder usar a bicicleta não poderia ser exclusivo dos países europeus ou asiáticos.

Importante deixar claro que nunca o objetivo foi deixar os automóveis de lado, muito menos o transporte público. A estratégia é criar opções, dependendo da distância e motivo do deslocamento. O futuro será com mobilidade multimodal e descarbonizado! Claro que a bicicleta terá necessariamente um protagonismo importante.

Foi com muito planejamento, escuta e esforço que chegamos até aqui. E será com o mesmo entusiasmo e convicção que Niterói seguirá avançando sobre duas rodas.

Mais sobre o XI Prêmio Promovendo a Mobilidade por Bicicleta no Brasil:

A premiação é realizada pela organização Transporte Ativo, que busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, e tem como objetivo homenagear boas ideias e iniciativas em todo o país. O prêmio é dado para três categorias: Ação Educativa e de Sensibilização, Levantamento de Dados e Pesquisas e Empreendedorismo. O Sistema de monitoramento automático de ciclistas desenvolvido de Niterói, vencedor da categoria Levantamento de Dados e Pesquisas é composto por 11 contadores automáticos, estrategicamente posicionados em locais-chave. Através do Contabike, foi possível identificar que Niterói tem duas das ciclovias mais movimentadas do país, na Av. Marquês do Paraná e na Av. Roberto Silveira.

O evento reúne esta semana, em Brasília, especialistas em mobilidade urbana, autoridades públicas, cicloativistas, amantes da bicicleta, ciclistas e demais pessoas interessadas em promover uma mobilidade sustentável, capaz de mitigar a crise climática. A equipe da coordenadoria Niterói de Bicicleta irá participar de mesas de debate e apresentações sobre os 10 anos da política pública voltada para esse meio de transporte na cidade e a evolução do sistema de contagens de ciclistas.

Axel Grael
Prefeito de Niterói



2 comentários:

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.