sábado, 28 de setembro de 2024

PARQUE ORLA DE PIRATININGA ALFREDO SIRKIS FOI INAUGURADO COM FESTA E CONQUISTOU MAIS UM PRÊMIO




Acima, a sede do POP Sirkis é o Centro Ecocultural Sueli Pontes, que também é o primeiro equipamento cultural público da Região Oceânica de Niterói.




Visitantes conhecem o Centro Ecocultural Sueli Pontes.

Falando sobre a longa trajetória até a entrega do POP Sirkis, diante de parte da competente equipe de profissionais do PRO Sustentável.

Dionê Castro faz o seu pronunciamento. Atrás, vice-prefeito Paulo Bagueira, Ana Borelli (viúva de Sirkis) e Torben Grael. Ao meu lado, Christa Grael. 


Vice-prefeito Paulo Bagueira cumprimenta Alice Tamborindeguy

Com o secretário executivo da Prefeitura André Diniz.

Com o curador de artes francês Nicolas Martin e o ator Macarrão.

A atriz Rosamaria Murtinho veio do Rio para prestigiar a criação do POP Sirkis.

Com moradores vizinhos do Centro Ecocultural Sueli Pontes.

Com a amiga Alba Simon, bióloga e ambientalista atuante de Niterói.

Com Christa Grael, Dionê,e Felipe Peixoto

Márcia Brandão foi a responsável por desenvolver todo o material expositivo e educativo do Centro Ecocultural Sueli Pontes.

No último sábado (20), entregamos o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP Sirkis) para a população de Niterói, com grande festa no Centro Ecocultural Sueli Pontes, também concluído e aberto à visitação.

O POP SIRKIS é uma iniciativa premiada da Prefeitura de Niterói que tem como principal objetivo recuperar e proteger os ecossistemas da Lagoa de Piratininga, bem como estimular o apreciação pela população da bela paisagem, promover a educação ambiental, apoiar a atividade de pescadores artesanais da lagoa, melhorar a infraestrutura, implantar equipamentos esportivos, praças e outras áreas de convívio nos bairros e comunidades do entorno. 

O Parque Orla de Piratininga possui 680 mil metros quadrados, conta com 8 píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. Ele não apenas protege o meio ambiente e trata as águas dos rios, mas também promove a recuperação de uma área degradada, oferecendo novos espaços para cultura e esporte. Além disso, promove a justiça ambiental, sendo um local acessível para pessoas de diferentes origens sociais e transformando uma região antes inóspita em um ambiente de convivência e inclusão.

Jardins filtrantes no Recanto Carlos Boechat, trecho do POP Sirkis localizado na Fazendinha do Cafubá.

Torre de observação da lagoa de Piratininga.

Um dos principais destaques do parque é a adoção das chamadas Soluções Baseadas na Natureza - SBN, utilizadas para a drenagem sustentável dos bairros do entorno, evitando que poluentes e sedimentos cheguem até a lagoa, revertendo assim o processo de degradação deste ecossistema. Também chamados de jardins filtrantes, estes equipamentos têm por finalidade reter as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré. O efluente final que chega à lagoa é monitorado pelos técnicos do Programa Região Oceânica Sustentável - responsável pela implantação do POP Sirkis e muitos outros projetos - tem mostrado que a o sistema está funcionando e aportando água de qualidade para a Lagoa de Piratininga, com parâmetros compatíveis com a Resolução Conama.

O POP Sirkis conta com 10 km de ciclovias no seu entorno que são utilizadas para a mobilidade e também para o lazer e contemplação da paisagem privilegiada.

Ilha do Tibau com equipamentos esportivos, onde já acontecem atividades do projeto NASCE.

Um dos oito píeres de contemplação.

Quadra esportiva para uso comunitário implantado pelo POP Siirkis.


Drenagem e urbanização das comunidades no entorno do POP Sirkis. A Prefeitura está desenvolvendo a regularização fundiária para as famílias que residem nestas comunidades, para integra-los aos resultados do parque.

Projeto ficou entre os três melhores do mundo na categoria Cidade Inclusiva.

O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), entregue à população pela Prefeitura de Niterói no último sábado (20), acaba de ganhar mais um reconhecimento internacional. O projeto recebeu menção honrosa no AIPH World Green City Awards 2024, na Holanda, como finalista na categoria Cidade Inclusiva. O POP concorreu com outros dois projetos, um de Belo Horizonte e outro da Cidade do México.

Com investimentos de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói e considerado o maior projeto de soluções baseadas na natureza (SBN) do país, o parque já faturou diversos prêmios. Em setembro do ano passado, levou o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Em junho de 2023, foi escolhido pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.

Dionê Marinho Castro (segunda da direita para a esquerda), coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, recebendo na Holanda mais uma premiação conquistada pelo POP Sirkis.

Sobre a premiação

O AIPH World Green City Awards é o primeiro e único prêmio global para cidades onde as plantas e a natureza são o foco principal. Como uma competição contínua, com inscrições abertas a cada 2 anos, o prêmio reconhece o papel das autoridades da cidade na promoção e no suporte à maior inclusão de plantas e natureza em ambientes urbanos.

O objetivo é reconhecer iniciativas públicas que dependem de um maior uso de plantas e da natureza para criar melhores ambientes urbanos – ajudando a cumprir as aspirações locais por melhor resiliência econômica, social e ambiental.

Axel Grael
Prefeito de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.