No último sábado (20), entregamos o
Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis (POP Sirkis) para a população de Niterói, com grande festa no Centro Ecocultural Sueli Pontes, também concluído e aberto à visitação.
O POP SIRKIS é uma iniciativa premiada da Prefeitura de Niterói que tem como principal objetivo recuperar e proteger os ecossistemas da Lagoa de Piratininga, bem como estimular o apreciação pela população da bela paisagem, promover a educação ambiental, apoiar a atividade de pescadores artesanais da lagoa, melhorar a infraestrutura, implantar equipamentos esportivos, praças e outras áreas de convívio nos bairros e comunidades do entorno.
O Parque Orla de Piratininga possui 680 mil metros quadrados, conta com 8 píeres e 17 praças, incluindo jardins filtrantes que tratam as águas pluviais sem o uso de produtos químicos. Ele não apenas protege o meio ambiente e trata as águas dos rios, mas também promove a recuperação de uma área degradada, oferecendo novos espaços para cultura e esporte. Além disso, promove a justiça ambiental, sendo um local acessível para pessoas de diferentes origens sociais e transformando uma região antes inóspita em um ambiente de convivência e inclusão.
|
Jardins filtrantes no Recanto Carlos Boechat, trecho do POP Sirkis localizado na Fazendinha do Cafubá. |
|
Torre de observação da lagoa de Piratininga. |
Um dos principais destaques do parque é a adoção das chamadas Soluções Baseadas na Natureza - SBN, utilizadas para a drenagem sustentável dos bairros do entorno, evitando que poluentes e sedimentos cheguem até a lagoa, revertendo assim o processo de degradação deste ecossistema. Também chamados de jardins filtrantes, estes equipamentos têm por finalidade reter as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré. O efluente final que chega à lagoa é monitorado pelos técnicos do Programa Região Oceânica Sustentável - responsável pela implantação do POP Sirkis e muitos outros projetos - tem mostrado que a o sistema está funcionando e aportando água de qualidade para a Lagoa de Piratininga, com parâmetros compatíveis com a Resolução Conama.
|
O POP Sirkis conta com 10 km de ciclovias no seu entorno que são utilizadas para a mobilidade e também para o lazer e contemplação da paisagem privilegiada. |
|
Ilha do Tibau com equipamentos esportivos, onde já acontecem atividades do projeto NASCE. |
|
Um dos oito píeres de contemplação. |
|
Quadra esportiva para uso comunitário implantado pelo POP Siirkis. |
|
Drenagem e urbanização das comunidades no entorno do POP Sirkis. A Prefeitura está desenvolvendo a regularização fundiária para as famílias que residem nestas comunidades, para integra-los aos resultados do parque. |
Projeto ficou entre os três melhores do mundo na categoria Cidade Inclusiva.O Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP), entregue à população pela Prefeitura de Niterói no último sábado (20), acaba de ganhar mais um reconhecimento internacional. O projeto recebeu menção honrosa no
AIPH World Green City Awards 2024, na Holanda, como finalista na categoria Cidade Inclusiva. O POP concorreu com outros dois projetos, um de Belo Horizonte e outro da Cidade do México.
Com investimentos de R$ 100 milhões da Prefeitura de Niterói e considerado o maior projeto de soluções baseadas na natureza (SBN) do país, o parque já faturou diversos prêmios. Em setembro do ano passado, levou o
Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Em junho de 2023, foi escolhido pelo “
Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do
LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México.
|
Dionê Marinho Castro (segunda da direita para a esquerda), coordenadora do Programa Região Oceânica Sustentável - PRO Sustentável, recebendo na Holanda mais uma premiação conquistada pelo POP Sirkis. |
Sobre a premiaçãoO AIPH World Green City Awards é o primeiro e único prêmio global para cidades onde as plantas e a natureza são o foco principal. Como uma competição contínua, com inscrições abertas a cada 2 anos, o prêmio reconhece o papel das autoridades da cidade na promoção e no suporte à maior inclusão de plantas e natureza em ambientes urbanos.
O objetivo é reconhecer iniciativas públicas que dependem de um maior uso de plantas e da natureza para criar melhores ambientes urbanos – ajudando a cumprir as aspirações locais por melhor resiliência econômica, social e ambiental.
Axel Grael
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.